"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

quarta-feira, 9 de março de 2011

Tropical

   Recentemente, o Falk me mostrou um trabalho da Tomoko Fuse que é baseado no Quilts, que nada mais é do que um origami modular, pois dobram-se diversos módulos (podem ser diversos módulos diferentes), que juntando os módulos forma-se um belo mosaico.

   Mas o que mais me chamou a atenção no trabalho da Tomoko foi que o mosaico era circular, formando uma estrela ou mandala.

   Gostei do que vi e tentei fazer a "mandala" quilt da Tomoko Fuse.

   Os módulos, ou unidades, são realmente bem simples de fazer. Agora, colocá-los junto deu um pouco de trabalho, pois quando se encaixa um módulo, outro pode se soltar etc. No final, tudo acabou bem. Como todos modelos que já dobrei da Tomoko, este também não precisa de cola, mas eu usei um pouquinho só para manter tudo junto. Bom, quando o mosaico ficou pronto, ele me lembrou muito essa tropicalidade do nosso Brasil. Não sei se foram as cores predominantes, mas gostei bastante.

   Outro detalhe é que a Tomoko sugere que o maior módulo (seriam as pontas verdes) fosse feito com quadrados de 10cm x 10cm. Como eu queria fazer algo um pouco maior, optei por fazer o maior módulo usando papel quadrado de 15cm x 15cm. Bom, chega de papo e vamos ver as fotos.




Espero que tenham gostado e até a próxima!

Tudo de bom.

5 comentários:

  1. Belo trabalho, Marcelo. O carnaval foi bem produtivo, hein?
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei. Ficou linda demais. Tá arrebentando, hein? Você precisa me ensinar. Não vou conseguir esperar o próximo encontro para aprendê-la. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante dessa mandala... Em qual livro da Tomoko Fuse está esse modelo?

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Norberto, tudo bem?
    Eu não sei o nome do livro, pois está todo em japonês e não é meu.
    Vou ver se peço emprestado e tiro uma foto e te mando. É um livro de origami quilts.
    Deixa eu pesquisar e te falo.
    Abçs e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,
    valeu pela dica da Amazon. Fui até lá e no "Look Inside" desse livro tem o diagrama...

    valeu.

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!