"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia Mundial do Origami e Tsuru - Editado!

Editado:

Pessoal, boa noite! A Flaviane Koti sugeriu (muito boa ideia!) de disponibilizar o diagrama de como dobrar o tsuru. Assim, disponibilizo abaixo uma figura do diagrama do tsuru que a própria Flaviane publicou em seu blog (pode acessar aqui também). Aproveito também e deixo um link do vídeo do Jo Nakashima ensinando como dobrar esse pássaro (aliás os vídeos dele são excelentes!). Para acessar o vídeo do tsuru basta clicar aqui. Muito obrigado Flaviane!


O dia mundial do origami é comemorado em 24 de Outubro, nos EUA, e em 11 de Novembro, no Japão. Dessa forma, convencionou-se chamar o período de 24/10 a 11/11 de World Origami Days. A fundadora do grupo Origami USA – Lilian Oppenheimer – criou essa comemoração para que fossem aproveitados os 18 dias seguidos entre essas datas para celebrar o origami. Ou seja, tudo desculpa para dobrar, dobrar e dobrar. Brincadeiras a parte, nesse período o pessoal se confraterniza; ensina origami a outras pessoas; distribui origamis feitos e, óbvio, dobra muito.

Bom, na Jornada 2011 do Dobras no Rio de Janeiro, a Jaciara Grzybowski me pediu para tentar criar uns papéis quadrados com kanjis de forma que, ao se dobrar um tsuru (aqui cabe os primeiros parênteses desta postagem: o tsuru sempre nos remete a muitas histórias boas e emocionantes, mas uma que gostaria muito de compartilhar com vocês é a que li no blog do Alexandre Mauj Imamura Gonzalez, um brasileiro que mora no Japão. Para acessar essa postagem, basta clicar aqui. O blog o Alexandre é super recomendado e ele escreve muito sobre o Japão e suas curiosidades), bom, voltando ao assunto, os ideogramas ficassem à mostra nas asas e em outros lugares. Tais quadrados poderiam ser enviados e disponibilizados gratuitamente a quem quisesse para dobrar o tsuru e dá-lo também para qualquer pessoa. Pensamos em fazer isso para o dia mundial do origami, ou melhor, para o período acima.

Excelente ideia não é mesmo?! Essa Jaciara é muito criativa e sempre aparece com boas sugestões. Gostei muito de fazer esse projeto, viu Jaci. Estou pronto para outra, ok?!

Bem, antes de mais nada, precisei de muita ajuda para escolher os kanjis corretos e seus significados. Ajudaram-me nos kanjis o meu pai, a Lilian, a mãe da Lilian e a Flaviane. Muito, muito obrigado mesmo! É claro, que se alguém encontrar algum erro ou defeito nos kanjis, é só reclamar com esses quatro..........kkkkkkkkkk........brincadeira! Eles me ajudaram a entender um pouquinho esses ideogramas e seus empregos, mas a escolha foi minha, ou seja, assumo toda a responsabilidade!

Ajudaram-me com algumas ideias o Falk e a Marcia, origamigos para toda hora e também cheios de criatividade e bom gosto. Muito obrigado também pelas dicas e correções.

Aí, vocês devem estar perguntado: pô Marcelo, então você não fez nada? Sim, fiz muito. Montei um Crease Pattern (CP) do tsuru (para a maioria isso é mole, mas para mim, que nunca tinha desenhado um CP, foi chato, muito trabalhoso. Para quem não sabe o que é um CP, há um artigo no site do Robert Lang que é excelente sobre o assunto. Se quiser acessar o site dele basta clicar aqui); escolhi os ideogramas; montei o esquema e testei, testei muito.

Com as dicas do Falk e da Marcia, optamos por colocar somente dois tipos de ideogramas em cada quadrado. Escolhemos a dupla Amor e Paz em um quadrado; Liberdade e Felicidade, em outro, e Longevidade e Saúde, em um terceiro.

Finalmente (essa postagem já está ficando muito grande para o meu gosto), após diversos testes meus e da Jaci, chegamos a um produto final. Senhoras e senhores, tenho a honra de disponibilizar a vocês o link do GoogleDocs onde se encontram os arquivos dos papéis A4 com quadrados de 9,5cm X 9,5cm; 10cm X 10cm e 15cm X 15cm. Esperamos que gostem. Pedimos que divulguem o máximo possível e de forma gratuita. Que eles ajudem a divulgar mais essa arte tão envolvente, fascinante e do bem que é o origami.

https://docs.google.com/leaf?id=0B98W2w-AyvwwYzM3NmMyMzYtZTlkZC00MzBmLTg4ZmQtZTAwY2QxYzIwYWVm&hl=pt_BR

A seguir, estão as fotos do tsurus dobrados com esses modelos. E aí, o que acharam?

Na foto abaixo, o tsuru maior foi dobrado com papel de 15cm x 15cm. Os menores foram de 9,5cm x 9,5cm. A ideia de fazer o tamanho de 9,5cm foi da Jaciara para aproveitar o espaço de um A4. Com esse tamanho, dá para colocar 6 quadrados desse em uma só folha.
 
Já na foto a seguir, observar que em cada tsuru há somente dois tipos de ideogramas. Nas asas, eles são maiores e colocamos o significado em português e inglês. No pescoço, colocamos o ideograma que está em outra asa. E na cauda do lado direito colocamos BRASIL. Já no lado direito da cauda, deixamos em branco para ser escrito o nome da cidade e/ou do estado de quem dobrou.

Abaixo, mostra o outro lado. Observar a cauda que está em branco para o nome da cidade e/ou estado de quem dobrou.Essa informação pode ser acrescentada depois do tsuru pronto e manualmente.

Abaixo, os três tsurus de 9,5cm x 9,5cm.

A seguir, os mesmos tsurus acima, mas do outro lado.

A seguir, disponibilizo em JPG os templates 15cm x 15cm de cada tipo de tsuru.

 Acima, Longevidade e Saúde.

 Acima, Paz e Amor.

 Acima, Liberdade e Felicidade.

Colocamos os dois pontinhos (que são os olhos) para direcionar a quem for dobrar que essa "ponta" do quadrado será a cabeça do tsuru e a ponta diametralmente oposta será a cauda. As outras, obviamente, serão as asas.

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado. Por favor deixem suas impressões nos comentários. Feliz dia do origami! Muita Paz, Amor, Saúde, Longevidade, Felicidade e Liberdade a todos!

Tenham uma excelente semana e tudo, tudo de bom!