"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Voltei!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Bom, é óbvio que todos sabem que voltei a publicar aqui no blog e a dobrar também.

A primeira postagem, ou melhor, a postagem do meu retorno foi a do Dia das Mães (se quiser, você pode revê-la clicando AQUI) e gostei bastante de escrevê-la.

Entretanto, posso contar um segredo? Aquela orquídea não foi exatamente o primeiro origami que fiz depois de todo esse tempo sem dobrar.

A primeira peça que dobrei, depois de um tempão, foi o kusudama Bouganville da grande and one of the most famous origami designer and creator: Isa Klein!

O link acima (na palavra bouganville) te direciona para o blog da Isa, exatamente na postagem sobre esse kusudama e onde você encontra também o diagrama de como dobrar essa peça. Parabéns Isa, pois essa é uma das suas mais bonitas criações, na minha humilde opinião.

Mas, por que escolhi o bouganville para ser a primeira peça a ser dobrada, uma vez que dobrar kusudama não é lá muito a minha praia?!

Explico. Estava eu navegando pelo blog da Isa, mas precisamente pela postagem do Concurso "Marmorizados by Isa", quando vi os excelentes, exclusivos e extraordinários trabalhos apresentados. Sem exceção, todos estão ótimos e os dobradores de parabéns!

Acabei votando na peça número 4, dobrada por Loraine Rasmussen. Bom, se você se conteve e ainda não foi ao blog da Isa pelo link anterior, deixo aqui a dica.......a peça que a Loraine dobrou era o quê?! Tcham, tcham, tcham........isso mesmo! O bouganville montado em um arranjo bem interessante. Aliás, gostaria de saber como dobrar o vaso desse conjunto (Isa se você sobeu como dobrar esse vaso, por favor me ensina).

Gostei do bouganville. Gostei do diagrama e queria usar um papel diferente. Tinha esse papel diferente. E dobrei-o com muita dedicação. Montei com paciência e com um pouco de cola. E pronto, estava montado meu primeiro origami, depois de meses sem dobrar.

Engraçado que meio que paguei com a língua, pois sempre disse a quem quisesse ouvir que achava (e ainda acho um pouco) que fazer kusudama é muito chato já que temos que dobrar "trocentas" pequenas peças e montar o conjunto, o que às vezes não é lá muito fácil. Mas do bouganville gostei bastante.

Ah, que papel usei? Bom, usei um papel vegetal da Diamond Papers muito bonito. Outro dia, conversando com o Falk sobre dobras em papéis vegetais, ele me disse que não gostava de dobrar esse tipo de papel, pois eles deixam muita marca e se for muito grosso quebram bem fácil. Isso tudo é verdade, mas eu comprei vários desses papéis com a Vânia Passos e estava propenso a usá-los em algum projeto.

Pronto, decidi usá-los no bouganville da Isa.

E sabe por que achei esse projeto especial? Porque voltei a dobrar depois de um tempão; porque estava dobrando um kusudama by Isa e porque era um papel que tinha tudo para dar errado.

Volto a reafirmar, testei no bouganville e gostei muito. E vocês, o que acham?

Na foto acima, usei um fundo escuro já que o papel é branco com detalhes em prateado (acho). Usei o Caderno de Idéias da minha mulher (acho que é do Sesi e de 2011) como base. Não ficou tão bem dobrado como se a Isa o tive feito, mas até que está aceitável, né?!

Na foto acima, dá para perceber os detalhes do papel da Diamond Papers. Bem bonito esse papel.

Outra foto, com o diagrama da Isa ao fundo.

Nas fotos acima e abaixo, coloquei por baixo uma pequena lanterna de led. Aliás, isso me deu uma idéia de fazer uma pequena luminária. 


Bom, é isso. Espero que tenham gostado. Só que ainda não sei o que fazer com esse kusudama. Alguma sugestão?

Obrigado e tenham todos um excelente dia.

Tudo de bom.