"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mês da Cultura Japonesa no shopping CasaPark - Brasília/DF

Boa tarde, pessoal!

Sei que estava sumido, mas é e foi por uma boa causa. Espero, daqui para frente, conseguir postar com mais frequência. Se não conseguir, por favor entendam.

Bom, iniciou no dia primeiro de Outubro o mês da Cultura Japonesa no shopping CasaPark, aqui em Brasília/DF. Tal evento é uma realização da Embaixada do Japão e Japan Foundation. No site da Embaixada há um link para baixar um folder desse evento (se quiser, é só clicar aqui)

Há uma série de atividades e exposições. Entre elas, há a exposição de origamis na livraria Cultura que fica no segundo piso desse shopping. Aqui cabe um grande elogio e agradecimento à equipe da livraria Cultura. Todos, sem exceção, foram super "mão na roda" e de excelente ajuda!

É óbvio que participei com algumas peças. Na realidade seis peças. Seis arranjos de flores. Nossa, vocês não sabem como eles deram trabalho.

No início, quando a Lus me pediu para fazer uns "arranjozinhos", topei na hora! O tempo foi passando e nada.......não conseguia criar nada......não conseguia pensar em nada......até que conversando com a Marcia, o Falk, a Valéria e a Isa consegui visualizar os arranjos que se transformaram no resultado mostrado nas fotos a seguir. Obrigado a todos.

Agradeço especialmente à origamiga Valéria, pois ela me ajudou muito na confecção de algumas peças. Valeu, Valéria!

Espero que gostem.

A foto acima é de uma pequena roseira. A rosa como vocês podem perceber é a Kawasaki, versão do Dan of Toasters (é a mesma que faço no tubo de ensaio, mais detalhes vocês podem ver aqui).

Acima, uma foto mais de perto da roseira. O caule da roseira é um galho seco coberto com fita floral marrom. Achei melhor assim, pois fica mais bem apresentado, apesar de ter dado um trabalhão. As folhas foram muito bem dobradas pela origamiga Valéria (muito obrigado Valéria) e elas foram criadas pela Katrin Shumakov, do CD Oribana Delight. O vaso também foi de criação dela. Aliás, recomendo bastante os CDs dos Shumakovs que estão disponíveis para compra em seu site.

Na foto acima, tem-se uma arranjo com sakuras (flor de cerejeira), uma flor modular de criação do Toshikazu Kawasaki, em um galho seco (envolvido com fita floral marrom); uma flor chamada catkin (amarela e comprida), de criação do Yuri Shumakov; uma rosa do Phu Tran (que é variação da Kawasaki) e um vaso para arranjos criado pela Katrin Shumakov.

Na foto acima, há uma orquídea Phalaenopsis, de criação da Katrin Shumakov. O vaso também é uma criação dela e é perfeito para esses arranjos e bonsais também.

Uma foto mais de perto das orquídeas Phalaenopsis.
 
Os copos de leite acima são de criação do Shigeru Yamazaki (aqui cabe uma curiosidade, tenho o livro, mas ele está todo em japonês. Quem me conhece sabe que não sei ler, nem falar, quase nada em japonês. Daí, pedi ajuda à Lilian, grande amiga e excelente origamista, que junto com sua mãe traduziu a capa desse livro, incluindo o nome do autor. Se não fosse isso, não saberia passar a vocês o nome dele). Valeu Lilian! Ah, o blog da Lilian é super recomendado! Basta clicar no nome dela, ou aqui, e acessar a vontade.

Acima, uma foto mais de perto dos copos de leite. As folhas foram criadas pelo Benjamin Coleman. Ele é um grande artista e um dia pretendo fazer um origami bonsai como ele ensina em seus livros. São demais!

Na foto acima, eu fiz os dois arranjos. Fiz também o quadrinho com duas rosas alaranjadas e invertidas, na época da vinda da Tomoko Fuse e ficou no acervo do grupo.

Bom, a orquídea acima é chamada de Cattleya e a criadora é a Katrin Shumakov (já viu que sou fã, né! Tal orquídea também está no CD Oribana Delight). Utilizei um arame enrolado com fita flora verde para fazer o caule e coloquei uma haste de bambo para segurar o conjunto.

No arranjo acima, temos três flores falkas, de criação do nosso a migo Falk Brito (são as três vermelhas mais baixas); uma daisy da Katrin Shumakov e uma flor aquilegia, também de criação da Katrin. Uma das coisas que chama a atenção é o vaso, de criação do Yuri Shumakov, e onde acrescentei faixas de papel com estampa imitação de washi, em azul.

Muito origamigos estão expondo suas peças na livraria Cultura e mais fotos podem ser vistas no álbum do Falk Brito no Facebook ou no álbum da Josefa do Picasa.

E, é isso pessoal! Espero que tenham gostado.

Obrigado e tudo de bom.