"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Flora Luz - Fui desafiado!

Olá pessoal, tudo bem? Hoje venho falar de kusudama!

Para quem tem muita preguiça em dobrar kusudamas, até que meu blog fala muito desse origami, né?! Mas hoje vale muito a pena. Pois é um kusudama que aprendi virtualmente, direto da fonte, ou seja, direto da criadora. Tudo bem que a criadora é quem começou esse projeto, pois abertamente me provocou incentivou a tentar dobrá-lo, uma vez que consiste em um kusudama de apenas quatro módulos.

É claro que topei! Desde que ela me ensinasse como dobrar tal maravilha.

Bom, a criadora é a muito conhecida Flaviane Koti e o kusudama é o recém criado Flora Luz (para acessar o blog da Flaviane, bem como a postagem onde ela fala sobre esse kusudama e me desafia a dobrá-lo, basta clicar AQUI). Não preciso dizer aos origamistas de plantão que o seu blog é super recomendado e cada postagem é um banho de criatividade, sensibilidade, bom gosto e muito origami. Obrigado, Flaviane.

Bom, a Flora Luz é um kusudama que lembra muito aquelas lanternas de pedras japonesas que encontramos em muitos jardins japoneses. Isso está muito bem explicado no blog da Flaviane. Se ainda não viu, espere terminar esta postagem e corra para lá.......kkkkkkkkkkkkk

O como aprendi esse kusudama já vale uma outra postagem, pois foi uma experiência muito legal e totalmente virtual. Muito obrigado Flaviane pela disposição em ensinar e pela paciência!

O fato é que esse kusudama é bem fácil de fazer. Há uns passos meio "sacais", mas depois das excelentes explicações da professora Flaviane (aliás, vocês sabiam que ela vai dar oficina na Convenção do DoBras no Rio de Janeiro, em julho?! Se não, acessem a página do DoBras no facebook, ou clique AQUI. Aliás, vamos nos programar e ir à essa Convenção. Eu vou e já me inscrevi para a oficina dela!). Voltando ao assunto, vale muito a pena dobrá-lo, pois além de relativamente fácil e de serem somente QUATRO módulos, o resultado fica muito, muito legal.

Vamos às fotos?

Na foto abaixo, utilizei um papel da Diamond Papers que é preto de um lado e meio dourado do outro. O resultado ficou legal, mas não sei se as fotos refletiram isso.

Abaixo, está o kusudama visto de cima.

A seguir, temos outros ângulos do kusudama.

Eu só não sabia o que fazer com ele, mas daí "pintou" uma ideia que espero que vocês gostem. É como se fosse um chaveiro, mas pode ser usado como pingente, sei lá.
 

O nó que usei foi o famoso "Nó Chinês da Boa Sorte". Tem vários sites que falam desse nó, mas um que gostei bastante é o Chinese Knotting e eles ensinam a "dobrar" esse nó com uma dica bem interessante. Se quiser ir direto às explicações de como fazer esse nó, basta clicar AQUI.

A foto abaixo mostra com detalhes o primeiro nó que dobrei. Usei esse nó em outro origami, mas fica para uma outra postagem. Aliás, não vou poder postar, pois é um presente que fiz para o concurso da Isa Klein.

O fato é que gostei bastante da Flora Luz que já dobrei mais alguns. Querem ver?

O de baixo foi dobrado com papéis vegetais da Diamond Papers. Aliás, esses papéis são bem bonitos e gostei de dobrá-los. Temos que ter um certo cuidado, pois ele é vegetal mas no final dá tudo certo.

O abaixo também foi dobrado com papéis vegetais da Diamond Papers. E todos com o nó da Boa Sorte.

O que vou fazer com esses kusudamas? Vão à Convenção do DoBras que vocês saberão........

Tenham uma excelente semana.

Tudo de bom.