"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Kusudamas

Boa noite a todos!

Para as festas de final de ano, resolvi fazer uns kusudamas para presentear a família.

Vou ser sincero, não gostava muito de fazer kusudamas, pois achava que dava muito trabalho; tinha que fazer muitos módulos etc. Observem bem, disse "não gostava", no passado mesmo, pois, depois de comprar dois livros de kusudamas da Tomoko Fuse e ver excelentes trabalhos de amigos e amigas, fiquei entusiasmado, comecei a fazer e fui conquistado por essa "bola modular".

Bom, chega de papo, coloquei abaixo as fotos dos kusudamas que fiz. Como já os dei de presente, então resolvi divulgá-los.

Tudo de bom a todos.


Esses acima são os Ostrum (Nina Ostrum).
O Edi, em seu blog, mostra como dobrá-lo com diagrama e vídeo. Aliás, o blog do Edi é excelente! Vale a pena conferir.


Esses, infelizmente, esqueci seus nomes. Peço ajuda aos amigos. Por favor, deixem mensagens com os nomes dos mesmos. Depois atualizo.

Com esse acima, consegui fazer também a caixa que a Isa Klein ensina em seu blog, com dicas boas de tipos de papel etc. Esse blog também vale muito a pena conferir!

Esse logo acima é da Tomoko Fuse e está em um dos livros que ela lançou quando veio à Brasília, no ano passado. Não sei se o diagram foi publicado em algum lugar. Vou procurar e aviso depois.

Observar que as tampas das três caixas acima foram dobradas com papel da Diamond Papers. Os papéis que testei até agora são excelentes para dobrar e existem várias gramaturas, a partir de 80 gr. Tentei nas fotos mostrar os detalhes de cada papel. Espero que tenham conseguido visualizar.

Esse kusudama é criação do Falk Brito e utiliza somente 02 (dois) papéis quadrados. Acho que o Falk ainda não o batizou. Vamos sugerir alguns nomes a ele? Que tal Falkudama? Achamos legal, mas acredito que o criador não deve gostar. :)))
Infelizmente, ainda não há diagrama e nem PAP publicados. Caso eu consiga fazer um PAP e se o Falk me autorizar, eu o publico.

Bom, é isso obrigado a todos.