"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

domingo, 30 de outubro de 2011

Pintando, dobrando, divertindo-se.

Sábado passado, 29/10, houve outro encontro dos Origamigos de Brasília. Para variar, foi muito bom, pois aprendemos muito.

Começamos com a aula da Olga de como pintar papéis vegetais (e outros) com tintas de anilinas dissolvidas em álcool. Pessoal, parecia que tinha voltado a ser criança. Pintando muito, misturando cores, fazendo bagunça, sujando tudo.......no final, ficou muito legal! Sei que não tenho dotes artístico (como a Olga, Josefa, Lus, Osenilda, Valéria e todos que estavam presentes), nunca pintei nada, mas no final acho que ficou bom.

Depois, a nossa presidente (ou será presidenta, igual à da República?!) Lus de Pessoa nos ensinou uma flor chamada Wild Flower de criação da Marcela Brina. Muito legal de fazer, de montar e fica muito bonita. A criadora disponibiliza o diagrama em seu site. Basta clicar aqui.

A Lus, criativa como sempre, imaginou usar os módulos dessa flor e fazer um pinheiro de Natal. Bom, tentei fazer em casa e o resultado publico mais abaixo. Acho que ficou legal, viu Lus!
Logo em seguida, o Thiago nos ensinou uma coisa muito legal........dobrarmos o tessellation de rosas Kawasaki. Gente, o Thiago é o cara! Ele ensinou direitinho e, em casa, tentei fazer em um quadrado de 50cm x 50cm, mais ou menos. Thiago, ficou 10!

Vamos às fotos?

Abaixo, estão os produtos do encontro: Debaixo dos três, está um dos papeis vegetais pintados com a técnica da Olga; abaixo à esquerda da foto, o tessellation de rosas Kawasaki com quatro rosas; à direita, a wild flower e no topo um tsuru, pintado com a técnica da Olga também.

Abaixo, um enquadramento do tessellation.

A seguir, a wild flower da Marcelo Brina.

A seguir, o pinheirinho que montei com vários módulos da wild flower.

 Bom, fiz dois módulos de cada tamanho. Os tamanhos foram: 15cm x 15cm; 12,5cm x 12,5cm; 10cm x 10cm; 8,5cm x 8,5cm; 7,5cm x 7,5cm e 5cm x 5cm.
Daí, é só colocar uma estrela no topo. O que acharam? Ah! Observar que não fiz a última dobra das folhas.

E finalmente, o tessellation com uma folha de 50cm x 50cm (mais ou menos) que fiz em casa. Pode deixar Thiago que ainda faço com um papel tant de 30cm x 30cm, dividido em três partes.
 

Espero que tenham gostado.

Tenham uma excelente semana e tudo de bom.

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia Mundial do Origami e Tsuru - Editado!

Editado:

Pessoal, boa noite! A Flaviane Koti sugeriu (muito boa ideia!) de disponibilizar o diagrama de como dobrar o tsuru. Assim, disponibilizo abaixo uma figura do diagrama do tsuru que a própria Flaviane publicou em seu blog (pode acessar aqui também). Aproveito também e deixo um link do vídeo do Jo Nakashima ensinando como dobrar esse pássaro (aliás os vídeos dele são excelentes!). Para acessar o vídeo do tsuru basta clicar aqui. Muito obrigado Flaviane!


O dia mundial do origami é comemorado em 24 de Outubro, nos EUA, e em 11 de Novembro, no Japão. Dessa forma, convencionou-se chamar o período de 24/10 a 11/11 de World Origami Days. A fundadora do grupo Origami USA – Lilian Oppenheimer – criou essa comemoração para que fossem aproveitados os 18 dias seguidos entre essas datas para celebrar o origami. Ou seja, tudo desculpa para dobrar, dobrar e dobrar. Brincadeiras a parte, nesse período o pessoal se confraterniza; ensina origami a outras pessoas; distribui origamis feitos e, óbvio, dobra muito.

Bom, na Jornada 2011 do Dobras no Rio de Janeiro, a Jaciara Grzybowski me pediu para tentar criar uns papéis quadrados com kanjis de forma que, ao se dobrar um tsuru (aqui cabe os primeiros parênteses desta postagem: o tsuru sempre nos remete a muitas histórias boas e emocionantes, mas uma que gostaria muito de compartilhar com vocês é a que li no blog do Alexandre Mauj Imamura Gonzalez, um brasileiro que mora no Japão. Para acessar essa postagem, basta clicar aqui. O blog o Alexandre é super recomendado e ele escreve muito sobre o Japão e suas curiosidades), bom, voltando ao assunto, os ideogramas ficassem à mostra nas asas e em outros lugares. Tais quadrados poderiam ser enviados e disponibilizados gratuitamente a quem quisesse para dobrar o tsuru e dá-lo também para qualquer pessoa. Pensamos em fazer isso para o dia mundial do origami, ou melhor, para o período acima.

Excelente ideia não é mesmo?! Essa Jaciara é muito criativa e sempre aparece com boas sugestões. Gostei muito de fazer esse projeto, viu Jaci. Estou pronto para outra, ok?!

Bem, antes de mais nada, precisei de muita ajuda para escolher os kanjis corretos e seus significados. Ajudaram-me nos kanjis o meu pai, a Lilian, a mãe da Lilian e a Flaviane. Muito, muito obrigado mesmo! É claro, que se alguém encontrar algum erro ou defeito nos kanjis, é só reclamar com esses quatro..........kkkkkkkkkk........brincadeira! Eles me ajudaram a entender um pouquinho esses ideogramas e seus empregos, mas a escolha foi minha, ou seja, assumo toda a responsabilidade!

Ajudaram-me com algumas ideias o Falk e a Marcia, origamigos para toda hora e também cheios de criatividade e bom gosto. Muito obrigado também pelas dicas e correções.

Aí, vocês devem estar perguntado: pô Marcelo, então você não fez nada? Sim, fiz muito. Montei um Crease Pattern (CP) do tsuru (para a maioria isso é mole, mas para mim, que nunca tinha desenhado um CP, foi chato, muito trabalhoso. Para quem não sabe o que é um CP, há um artigo no site do Robert Lang que é excelente sobre o assunto. Se quiser acessar o site dele basta clicar aqui); escolhi os ideogramas; montei o esquema e testei, testei muito.

Com as dicas do Falk e da Marcia, optamos por colocar somente dois tipos de ideogramas em cada quadrado. Escolhemos a dupla Amor e Paz em um quadrado; Liberdade e Felicidade, em outro, e Longevidade e Saúde, em um terceiro.

Finalmente (essa postagem já está ficando muito grande para o meu gosto), após diversos testes meus e da Jaci, chegamos a um produto final. Senhoras e senhores, tenho a honra de disponibilizar a vocês o link do GoogleDocs onde se encontram os arquivos dos papéis A4 com quadrados de 9,5cm X 9,5cm; 10cm X 10cm e 15cm X 15cm. Esperamos que gostem. Pedimos que divulguem o máximo possível e de forma gratuita. Que eles ajudem a divulgar mais essa arte tão envolvente, fascinante e do bem que é o origami.

https://docs.google.com/leaf?id=0B98W2w-AyvwwYzM3NmMyMzYtZTlkZC00MzBmLTg4ZmQtZTAwY2QxYzIwYWVm&hl=pt_BR

A seguir, estão as fotos do tsurus dobrados com esses modelos. E aí, o que acharam?

Na foto abaixo, o tsuru maior foi dobrado com papel de 15cm x 15cm. Os menores foram de 9,5cm x 9,5cm. A ideia de fazer o tamanho de 9,5cm foi da Jaciara para aproveitar o espaço de um A4. Com esse tamanho, dá para colocar 6 quadrados desse em uma só folha.
 
Já na foto a seguir, observar que em cada tsuru há somente dois tipos de ideogramas. Nas asas, eles são maiores e colocamos o significado em português e inglês. No pescoço, colocamos o ideograma que está em outra asa. E na cauda do lado direito colocamos BRASIL. Já no lado direito da cauda, deixamos em branco para ser escrito o nome da cidade e/ou do estado de quem dobrou.

Abaixo, mostra o outro lado. Observar a cauda que está em branco para o nome da cidade e/ou estado de quem dobrou.Essa informação pode ser acrescentada depois do tsuru pronto e manualmente.

Abaixo, os três tsurus de 9,5cm x 9,5cm.

A seguir, os mesmos tsurus acima, mas do outro lado.

A seguir, disponibilizo em JPG os templates 15cm x 15cm de cada tipo de tsuru.

 Acima, Longevidade e Saúde.

 Acima, Paz e Amor.

 Acima, Liberdade e Felicidade.

Colocamos os dois pontinhos (que são os olhos) para direcionar a quem for dobrar que essa "ponta" do quadrado será a cabeça do tsuru e a ponta diametralmente oposta será a cauda. As outras, obviamente, serão as asas.

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado. Por favor deixem suas impressões nos comentários. Feliz dia do origami! Muita Paz, Amor, Saúde, Longevidade, Felicidade e Liberdade a todos!

Tenham uma excelente semana e tudo, tudo de bom!

domingo, 16 de outubro de 2011

Novos papéis e rosa Kawasaki

Olá pessoal!

Durante a Jornada do Dobras, comprei alguns papéis (para variar) da Diamond Papers que a origamiga Vânia Passos levou. Dizer que os papéis são demais, isso todos já sabem. Agora, adquirir novos papéis recém saídos do forno.......isso sim foi muito legal. São papéis novos, recém criados. Vamos ver quem descobre que papéis são esses? E o que eles têm de tão especial?

A foto abaixo mostra os papéis que comprei. Realmente, para quem me conhece, fui bem econômico. Só comprei cinco pacotes! Perceberam quais são os novíssimos?!


Que tal uma foto somente dos papéis? Veja abaixo.

Observar na foto acima os três papéis mais à direita da foto. Eles são meio transparentes, correto?! É que são vegetais com os detalhes de rendas. O branco (que está bem no meio) é o Rendas Nice; indo para a direita, o com detalhes em marrom é o Crystal Lyon e o com detalhes em dourado (último à direita) é o Crystal Parys. Bom, pelo menos são esses nomes que aparecem nas embalagens. São demais, não?!

Quando dobrar alguma coisa com eles, posto aqui para vocês. Aliás, alguém tem alguma sugestão do quê posso dobrar com esses papéis vegetais?!

Bom, vocês devem estar perguntando: "Marcelo, e a rosa Kawasaki no título da postagem?".

Calma, vou explicar. Sabe o papel vermelho com detalhes da renda em dourado (o nome correto é Renda Red Gold)? Bom, resolvi dobrar umas pequenas rosas Kawasaki, com modificação do Dan of Toasters, no tamanho de 4cm x 4cm. Querem ver o resultado? Deem uma olhada nas fotos abaixo.

 Na foto acima, estão três das que já dobrei. Observar que cada quadradinho da base verde é de 1cm x 1cm. Olhem os detalhes em dourado do rendas. Sempre gostei das rosas lisas, mas achei que elas poderiam ficar "maneiras" com esses detalhes de rendas, depois que vi as fotos na postagem da Cristiane Oliveira (para acessar, basta clicar no nome dela), na qual ela dobrou essa rosa com os papéis que ganhou na promoção do blog da Vânia Passos. Acho que estava certo, pois gostei desses detalhes. Aliás, nem preciso dizer que os blogs dessas duas grandes origamistas e artistas são super recomendados!

 Na foto acima, uma dessas pequenas rosas mais de perto.

 Acima, uma rosa com os detalhes em dourado das rendas e a outra lisa.

Na foto acima, resolvi acrescentar uma rosinha branca que a Irene Bulcão me deu durante a Jornada 2011 do Dobras, no RJ. Valeu Irene! Se não me engano, ela usou um papel de presente (muito bonito por sinal) de 7,5 cm x 7,5 cm, correto Irene? Aliás, conheci alguém que compra papel muito mais (e bota muito nisso) do que eu!

Espero que tenham gostado.

Grande abraço a todos e tudo de bom.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Jornada 2011 do Grupo Dobras - EU FUI!!!

Olá pessoal!

Dizer que a Jornada do Dobras foi legal é meio que "chover no molhado". É óbvio que tudo ia dar certo (e deu certo!) e que 99,99999% das pessoas, que prestigiaram o evento, iam gostar (não coloquei 100%, pois eu e muita gente só não gostamos de não termos ganhado o galho com tsurus que a Graça Borges e a Kimie Kameda fizeram. Sei que no próximo, para não ter briga, a Graça Borges vai dobrar um galho para cada participante........kkkkkkkk) e que 100% das pessoas que não foram, mas gostariam de ter ido, ficaram chateadas por não terem participado.......isso tudo é claro e evidente.

Agora, dizer que conhecer pessoalmente origamigos que só conhecia virtualmente (ou como a Flaviane Koti diz em seu blog: "desvirtualizar" os amigos. Aliás, o blog da Flaviane é super recomendado! Só o nome já conquista: Terapia do Papel); rever os amigos já "desvirtualizados" de outros eventos; trocar experiências origâmicas; conhecer novos e sensacionais papéis (né, Vania Passos, Sonia Minematsu, Miyoko Takahashi?!); trocar lembranças; aprender muito; rir muito (né, Irene Bulcão, Shirley Silva, Graça Borges e tantos outros?!); conhecer novos origamigos e passar um sábado totalmente diferente e extremamente divertido, tudo isso e muito mais podem até ter sido imaginado, mas não com a intensidade que foi; com a energia boa que foi e com a imensa saudade de "quero mais", ou "vai ter mais nesse sábado?", só presenciando e vivendo o momento para poder expressar isso tudo.

Se gostei?! É óbvio! Se iria de novo?! Com certeza! Se vai dar saudades?! Já deu!

Parabéns a todos que ajudaram a este evento ocorrer. A todos do Grupo Dobras e também aos que não são do grupo, mas ajudaram de alguma forma, meu muito obrigado! Valeu!

Infelizmente, eu esqueci de levar a máquina e tirei fotos do meu celular. Ou seja, minhas fotos ficaram bem ruins e não consegui tirar muitas fotos. Mas no facebook já está rolando muita foto legal.

 
Na foto acima, há uma vista geral do refeitório do colégio e onde funcionou as primeira e última oficinas e, nos intervalos, as trocas, vendas etc.

 
 Acima, uma foto parcial da mesa onde eu estava sentado. Infelizmente, a foto da outra parte da mesa não ficou boa. Nessa outra parte, apareceriam as Shirley, Flaviane Koti, Agnes, Myioko e outras pessoas super gente boa. Desculpe pessoal!

Acima, está a foto parcial da outra mesa.

Os instrutores das oficinas usaram uma camisa verde. Excelentes!

 Agora acima, os instrutores e a diretoria do Dobras (de camisa amarela).

 
Já a foto acima é de todo o grupo que ajudou no dia da Jornada. Os que estão de camisa branca e os "sem camisa" são os que ajudaram no evento (tipo os "posso ajudar?" dos shoppings. Super eficientes!).

 Acima, estão o Falk e a Jaciara (Presidente do Dobras) passando as informações iniciais.

 
As fotos acima mostram o Falk em sua primeira oficina. Aprendemos a mandala tambá-tajá. Foi muito legal! Parabéns Falk!


E para finalizar, já que não tirei muitas fotos, acima está o galho com tsurus que a Graça Borges e a Kimie Kameda fizeram. Demais, né?!

Apesar de não ter tirado muitas fotos, o evento foi 10! Só ver as postagens e comentários no facebook.

Bom, espero que eu tenha conseguido passar isso a vocês.

Tenha um excelente dia e tudo de bom.

PS: Quando conseguir mais fotos, eu adiciono nesta postagem.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jornada 2011 do Grupo Dobras - EU VOU!!!

Caríssimos origamigos, boa tarde.

Fiquei muito feliz em poder ir à Jornada do Dobras, no Rio de Janeiro, neste sábado, dia 8/10. O ano de 2011 está com tudo em se tratando de origami. Muitas jornadas, oficinas e eventos. Fica difícil escolher, já que não podemos estar em todos, né?!

Tudo bem que muito já sabiam que eu vou ao evento do Dobras, pelo Facebook, mas a Jornada merece uma postagem especial no blog, certo?! Apesar de o meu blog ser pequeno, quero registrar esse evento que promete.

Bom, a Jornada do Dobras está prometendo mesmo! O nosso origamigo de Brasília Falk Brito vai estar lá com suas mandalas e uma "pá" de gente boa (que não vou listar aqui, por receio de esquecer alguém e daí ser injusto) vai me dar a honra de conhece-los. Vamos dobrar muito. Sei que tem muita gente boa que infelizmente não vai poder estar presente, mas fica para a próxima, né?!

Vocês sabem que estou meio sem tempo (eu sei, eu sei, prá variar, lá vem o Marcelo com aquela "ladainha" de "sem tempo", mas estou mesmo. Quase desisti de fazer os arranjos para a exposição da Cultura por causa da falta de tempo. Não sei como a Isa Klein, o Falk Brito, a Vânia Passos, a Lilian, a Cristiane, a Yara, a Flaviane, a Jaciara etc. conseguem arrumar tempo. Essa lista que acabei de passar é muuuuito grande. Então o errado sou eu mesmo que tenho que arranjar de alguma forma tempo a mais. Espero que na Jornada, eu consiga descobrir o segredo de dobrar, ou melhor, quadruplicar o tempo, né Falk! A Isa até tentou me convencer de que faz isso e aquilo e daí consegue mais tempo, mas eu não consigo fazer esse "isso e aquilo".....acho que é um dom dos criadores....rs). Bom, voltando ao assunto, estou meio sem tempo (nem vou participar de ATC algum, infelizmente!), mas precisava fazer alguma coisa para levar e distribuir para os origamigos que estarão no RJ. Além disso, o Falk me pediu uma rosa em tudo de ensaio para sortear na sua oficina......ih, Falk, estraguei a surpresa. Mas você tem muitas surpresas "na manga", essa ia ser somente mais uma.

Pensei e pensei no que fazer e resolvi simplificar. Peguei os meus cartões (business cards) e colei um origami em cada. Daí, a pessoa usa como um pequeno marcador de página ou outra coisa qualquer. Para o origami, escolhi o famoso e tradicional tsuru; a rosa Kawasaki, modificada pelo Dan of Toasters (essa fiz em menor quantidade) e a "one-minute rose" também do senhor Kawasaki. Algumas fiz em papel branco e outras em reciclado com ideogramas. Acho que ficaram legais.

Ah! Postei também fotos da rosa que o Falk vai sortear.

Vi pelo recente e-mail do Dobras que muita gente boa vai à Jornada, muita gente voa mesmo.........pô, espero que as "lembrancinhas" que estou levando sejam dignas desse povo todo. Se não for, desculpem-me adiantado. Prometo que na próxima (acho que agora só em 2012........Timóteo/MG, talvez?!) capricho mais. O importante é que as fiz com muita dedicação e boa vontade.

Quem vai à Jornada do Dobras levanta a mão! A esses, nos vemos lá. Vamos dobrar muito, inclusive nos intervalos, almoços etc. Aos que não irão, prometo quando voltar, postar no blog as fotos, novidades etc. Vai ser tudo de bom!

Primeiro, vamos à foto mais bizarra desse conjunto. É a foto de como estou levando as "lembrancinhas". Veja a foto abaixo........é isso mesmo, para não amassar coloquei tudo em uma dessas vasilhas de plástico que minha mulher me arrumou. Ficou direitinho e vai proteger na viagem, mas que ficou engraçado, ficou, né?!

Agora, a foto das lembranças.
 Agora que vi que o rabo do tsuru está torto na ponta....kkkkkkk....pode deixar que eu corrijo antes de entregar. Bom, na foto acima, temos o tsuru, ao lado dele a one-minute rose do Kawasaki (ainda não consegui em um minuto, mas estou quase lá!). Abaixo do tsuru está a mesma one-minute rose dobrada em um papel reciclado com ideogramas e, por fim, a rosa Kawasaki modificada pelo Dan of Toasters.

Na foto acima, novamente as quatro lembrancinhas. Notar pela rosa Kawasaki que usei mesmo os meus business cards. Nos outros, as informações estão do outro lado do cartão.

 O que será que tem dentro da caixa acima? Hein?! Alguém arrisca?

Tchan! Tchan! Tchan! Tchan! A rosa Kawasaki em um tubo de ensaio ou tubo pet! Como vocês não descobriram?!

Essa rosa, dobrei-a e montei especialmente para o Falk sorteá-la em sua oficina. Só não sei em qual das duas oficinas. Quem não for, perderá. Não só a rosa (convencido.....), mas as oficinas de mandalas do Falk. Imperdível!!! 

Então é isso pessoal.

Quem for, eu os vejo na Jornada. Quem não for, prometo que vou tentar postar depois aqui como foi esse encontro.

Tenham um excelente final de semana.

Tudo de bom.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mês da Cultura Japonesa no shopping CasaPark - Brasília/DF

Boa tarde, pessoal!

Sei que estava sumido, mas é e foi por uma boa causa. Espero, daqui para frente, conseguir postar com mais frequência. Se não conseguir, por favor entendam.

Bom, iniciou no dia primeiro de Outubro o mês da Cultura Japonesa no shopping CasaPark, aqui em Brasília/DF. Tal evento é uma realização da Embaixada do Japão e Japan Foundation. No site da Embaixada há um link para baixar um folder desse evento (se quiser, é só clicar aqui)

Há uma série de atividades e exposições. Entre elas, há a exposição de origamis na livraria Cultura que fica no segundo piso desse shopping. Aqui cabe um grande elogio e agradecimento à equipe da livraria Cultura. Todos, sem exceção, foram super "mão na roda" e de excelente ajuda!

É óbvio que participei com algumas peças. Na realidade seis peças. Seis arranjos de flores. Nossa, vocês não sabem como eles deram trabalho.

No início, quando a Lus me pediu para fazer uns "arranjozinhos", topei na hora! O tempo foi passando e nada.......não conseguia criar nada......não conseguia pensar em nada......até que conversando com a Marcia, o Falk, a Valéria e a Isa consegui visualizar os arranjos que se transformaram no resultado mostrado nas fotos a seguir. Obrigado a todos.

Agradeço especialmente à origamiga Valéria, pois ela me ajudou muito na confecção de algumas peças. Valeu, Valéria!

Espero que gostem.

A foto acima é de uma pequena roseira. A rosa como vocês podem perceber é a Kawasaki, versão do Dan of Toasters (é a mesma que faço no tubo de ensaio, mais detalhes vocês podem ver aqui).

Acima, uma foto mais de perto da roseira. O caule da roseira é um galho seco coberto com fita floral marrom. Achei melhor assim, pois fica mais bem apresentado, apesar de ter dado um trabalhão. As folhas foram muito bem dobradas pela origamiga Valéria (muito obrigado Valéria) e elas foram criadas pela Katrin Shumakov, do CD Oribana Delight. O vaso também foi de criação dela. Aliás, recomendo bastante os CDs dos Shumakovs que estão disponíveis para compra em seu site.

Na foto acima, tem-se uma arranjo com sakuras (flor de cerejeira), uma flor modular de criação do Toshikazu Kawasaki, em um galho seco (envolvido com fita floral marrom); uma flor chamada catkin (amarela e comprida), de criação do Yuri Shumakov; uma rosa do Phu Tran (que é variação da Kawasaki) e um vaso para arranjos criado pela Katrin Shumakov.

Na foto acima, há uma orquídea Phalaenopsis, de criação da Katrin Shumakov. O vaso também é uma criação dela e é perfeito para esses arranjos e bonsais também.

Uma foto mais de perto das orquídeas Phalaenopsis.
 
Os copos de leite acima são de criação do Shigeru Yamazaki (aqui cabe uma curiosidade, tenho o livro, mas ele está todo em japonês. Quem me conhece sabe que não sei ler, nem falar, quase nada em japonês. Daí, pedi ajuda à Lilian, grande amiga e excelente origamista, que junto com sua mãe traduziu a capa desse livro, incluindo o nome do autor. Se não fosse isso, não saberia passar a vocês o nome dele). Valeu Lilian! Ah, o blog da Lilian é super recomendado! Basta clicar no nome dela, ou aqui, e acessar a vontade.

Acima, uma foto mais de perto dos copos de leite. As folhas foram criadas pelo Benjamin Coleman. Ele é um grande artista e um dia pretendo fazer um origami bonsai como ele ensina em seus livros. São demais!

Na foto acima, eu fiz os dois arranjos. Fiz também o quadrinho com duas rosas alaranjadas e invertidas, na época da vinda da Tomoko Fuse e ficou no acervo do grupo.

Bom, a orquídea acima é chamada de Cattleya e a criadora é a Katrin Shumakov (já viu que sou fã, né! Tal orquídea também está no CD Oribana Delight). Utilizei um arame enrolado com fita flora verde para fazer o caule e coloquei uma haste de bambo para segurar o conjunto.

No arranjo acima, temos três flores falkas, de criação do nosso a migo Falk Brito (são as três vermelhas mais baixas); uma daisy da Katrin Shumakov e uma flor aquilegia, também de criação da Katrin. Uma das coisas que chama a atenção é o vaso, de criação do Yuri Shumakov, e onde acrescentei faixas de papel com estampa imitação de washi, em azul.

Muito origamigos estão expondo suas peças na livraria Cultura e mais fotos podem ser vistas no álbum do Falk Brito no Facebook ou no álbum da Josefa do Picasa.

E, é isso pessoal! Espero que tenham gostado.

Obrigado e tudo de bom.