"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!


Nossa, 2012 já está acabando (e não estou falando do tão aclamado badalado fim do mundo!) e quase não demos conta. Não demos conta desse acontecimento (fim do ano) e quase não demos conta das milhares de coisas a fazer. O tempo voou, ou melhor, voa. E o que fazemos ou pensamos sobre nossas vidas?

É engraçado que com a proximidade do final de ano parece que as milhares de coisas a fazer vão se tornando maiores e se intensificando com as preocupações sobre as festas, os presentes, os cartões, os eventos sociais, os eventos profissionais, as encomendas, os amigos-ocultos, o trânsito mais caótico ainda..........e o tempo sendo o mesmo, na mesma velocidade e não damos conta de tudo.

Culpamo-nos por nossas falhas, coisas que deixamos de fazer, sonhos que deixamos de realizar, promessas que deixamos de cumprir...

Esquecemos que a perfeição não faz parte deste planeta. Aliás, faz parte de qual?

Mas será que realmente são milhares de coisas a fazer? Será que tem que ser assim? Ou fomos nós que nos tornamos tão obcecados em fazer algo, em criar algo, em usar algo, em ter algo......que nos esquecemos do que realmente vale a pena. Aliás, será que sabemos o que vale mesmo a pena? Será que não é hora de pararmos e repensarmos a vida?

Vamos reinventar a paz neste Natal e recriar a maneira de sermos e agirmos. Vamos usar esse imenso poder dentro de nós e criar (ou recriar) a nossa realidade. Vamos focar no que realmente interessa.

Vamos combinar o seguinte? Nos próximos dois minutos, vamos fechar nossos olhos, respirar bem fundo, contar até dez ou mais e usar esses minutos para pensarmos no que realmente vale a pena, no que realmente interessa. Vamos, nesses dois minutos, voltar nossos pensamentos a nós mesmos e tentar ver o que vale a pena para cada um, como indivíduo.

Vamos, eu espero.......essa postagem espera. Se o mundo não acabou em 21/12/12, não deve acabar nesses próximos dois minutos. Relaxemos.

......................................................................


......................................................................

Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei mais do que dois minutos e estava precisando disso. Vi também que muitas das coisas que ainda tenho tinha que fazer em 2012 realmente não são tão importantes. Há sim coisas mais importantes e que vou fazer.

Vamos combinar outra coisa? Vamos listar as prioridades para este finalzinho de ano e início do próximo ano. Fazer nesse período somente o que seja necessário. Como já diria o poeta: "pequenas atitudes e pensamentos farão a diferença". Coloquemos a nossa imaginação e criatividade para funcionar e inventemos um novo Natal, repleto de Paz, Harmonia, Alegria e Amor!

Vamos fechar os olhos novamente e atentar para os nossos corações, acessando neles a energia do amor que existe em cada um de nós. Comprometemo-nos a compartilhar essa energia no Natal com uma pessoa carente (pode ser carente materialmente, mentalmente, sentimentalmente etc.). Que tal proporcionar uma ceia a quem não tem tanto quanto nós, ou presentear uma criança que sonha com um brinquedo? Podemos? Sim podemos e devemos.

Há muita gente tão próxima que necessita muito do nosso apoio para ter um Natal feliz. Egoisticamente falando, o mais incrível é que, assim fazendo, nós seremos mais felizes. Lembremos de que as nossas ações são sempre seguidas de reações na mesma vibração. Quem faz o bem, recebe o bem.

É assim amigos, origamigos, amigas e origamigas que desejo a vocês tudo de bom neste Natal e em 2013.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Mas, e o origami? Vocês devem estar perguntando, mas ainda vai rolar um origami, ou não? Bom, dobrei a arvorezinha abaixo em homenagem a todos vocês. Muito obrigado por deixar meu 2012 muito mais legal!






PS: o texto acima foi inspirado em um artigo que li em uma revista que infelizmente não lembro qual (acho que era uma dessas que tem aqui em Brasília). Lembro que a autora se chama Márcia (gravei por ser igual ao da grande origamiga Márcia Almeida, daqui de BSB), mas o que importa é o espírito da mensagem e todas as vibrações boas que desejamos a todos.

12 comentários:

  1. Oi amigo Marcelo. Vou dizer mais uma vez que gosto muito,dos seus textos. Gosto igualmente da sua amizade. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperança para você e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, obrigado pela visita e pelo comentário. São sempre super bem-vindos!

      Tudo de bom a vocês. 2013 vai ser um ano muito melhor.

      Excluir
  2. Ei Marcelo!Muito reflexivo seu testo. É um momento avaliarmos o que deu certo, o que parou e o que deve prosseguir.Também de jogar muita coisa no lixo.De pararmos de pensar só em nós mesmos e olhar para os necessitados.Que linda árvore de Natal!Doiferente de todas que já vi.Desejo a voc~e e a sua família um Natal cheio de paz, esperança, alegria e comunhão.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deinha, bom dia e muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      Sim, concordo contigo em tudo. É hora de refletirmos e jogar as coisas velhas fora e nos renovar. Sim, tb concordo contigo que não devemos desistir. O desânimo é a maior arma contra a gente, qdo temos um objetivo a atingir. Gostei muito do teu texto.

      Obrigado por disponibilizar o diagrama da cobra e a sua ficou super legal......nada de dobras questionáveis! Que isso! Vou tentat dobrar igual a tua.

      Sobre a árvore de Natal. Na verdade, ela é a junção de várias flores que aprendi aqui em BSB. Ela acabou sendo uma árvore modular, mas os módulos não eram módulos, pois eram flores que encaixei uma sobre as outras, dobradas em papéis de tamanhos diferentes. Sabe com é, foi uma adaptação pessoal para tentar fazer uma árvore diferente. Aliás, nos Natais esse é um dos meus desafios: dobrar uma árvore diferente.

      Bjs e tudo de bom.

      Excluir
  3. Te deseo felices fiestas y año nuevo en unión de tus seres queridos.
    Un cordial saludo.

    ResponderExcluir
  4. Manuel thank you for visiting my blog and for compliments.
    I wish all the best to you and yours in 2013.
    Merry Christmas and all the best today and always.

    Manuel gracias por visitar mi blog y por los elogios.
    Les deseo a todos lo mejor para usted y los suyos en 2013.
    Feliz Navidad y todo lo mejor hoy y siempre.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo,
    que texto inspirador. Esta é mesmo uma época muito boa para refletirmos sobre tudo. Época de renovação, planejamento e boas ações...adorei!
    Linda a sua árvore!
    Obrigada pela sua amizade e simpatia de sempre.
    Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para você e sua família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, muito obrigado pela visita. É, acho que estava precisando voltar a escrever no blog.

      Que bom que vc gostou do texto. Sabe, a inspiração vem das amizades e com certeza a tua foi, é e sempre será motivadora.

      Tudo de bom a vc e aos seus.

      Feliz Natal novamente e um 2013 com muitas realizações.

      Excluir
  7. Respirando fundo, estralando o pescoço, soltando a respiração... uff! rsrs
    Agora relaxada para concordar plenamente com você, meu amigo! Vamos focar nas prioridades em 2013, nos importar com quem e com que é importante em nossas vidas e o que vier além disso será muito bem apreciado!!
    Belíssima árvore e estrela! Que 2013 seja tão belo, colorido e alegre como estas dobras, Marcelo!
    Desejo a você e a sua família um feliz Natal e um 2013 de muita paz e sáude!
    Agradeço muito por sua amizade! ;)
    Um grande abraço
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, obrigado pela visita e pelos comentários!

      Sim, primeiro relaxar, depois refletir e depois agir, né?!

      Obrigado a vc por fazer parte da minha vida origamística! Que 2013 nos traga muitas coisas boas dentro e fora do origami.

      Mudando de assunto, pô fiquei fora muito tempo que só agora vi a postagem do Norberto sobre o desafio. Muito legal!

      Tudo de bom, sempre.

      Excluir
  8. Ei Marcelo!
    Deixei um selo para você no endereço abaixo. É a primeira vez que confecciono um e gostaria que você participasse da brincadeira.Também gosto muito da sua filosofia de vida, pois sinto essa essência no nome do blog e postagens.Um abraço!
    http://papirometa.blogspot.com.br/2013/03/selo-comemorativo-segundo-ano-do-blog.html

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!