"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

segunda-feira, 30 de julho de 2012

É muito carinho.

Olá pessoal, tudo bem?

Peço desculpas por ficar muito tempo sem postar, mas as últimas semanas foram intensas e corridas. Trabalho, férias, viagens, Convenção do DoBras (falando em dobras, muitas e muitas dobras), viagens a serviço, noites sem dormir direito, dores lombares etc.

Hoje, vim falar da Convenção do DoBras, mas enfocando os encontros e reencontros. A gente se prepara para um encontro desse porte, mas às vezes acontecem coisas fora do nosso controle, ou que até passam despercebidas.

Esses encontros ao mesmo tempo desgastam bastante, pois há as viagens, noites mal-dormidas, preocupações inerentes ao assunto, e também revigoram quando a gente reencontra os amigos, desvirtualiza outros, faz novos amigos e conhece gente nova, com alegria, aceitação e disposição.

Acho que a minha expectativa para esse evento foi tão grande, pois lamentavelmente já havia perdido o 2º Encontro Internacional de Origami em São Paulo (queria muito ter ido!), que quando cheguei ao Rio de Janeiro, comecei a sentir o corpo cansado e estressado. Esse cansaço foi aumentando, atingindo o ápice no último dia do encontro, no domingo. Tentei disfarçar, mas muita gente percebeu. Obviamente, que o trabalho e as dores lombares contribuíram bastante, além do relaxante muscular que o médico me obrigou a tomar todo dia. Li em algum lugar que às vezes a gente se estressa tanto, mas como não "abaixamos a guarda", nada acontece. Nas primeiras semanas de férias, quando "baixamos a guarda", o corpo reclama e vem tudo de uma vez. Acho que foi isso que aconteceu.

Peço desculpas às pessoas que por acaso me encontraram nesse estado lamentável, nos últimos dias, e de repente não tiveram o tratamento adequado por minha parte.

Mas vamos às coisas boas! Mesmo não estando no meu "normal", o carinho das pessoas conhecidas e recém conhecidas foi tão grande e tão forte que me emocionou. O carinho no sorriso discreto, e às vezes não tão discreto, estampado no rosto de satisfação pelo reencontro ou encontro, ou revelado nas lembrancinhas recebidas, foi revigorante e é o que vale à pena.

Muitas pessoas se desculparam por não terem feito uma lembrancinha para a ocasião. Pô galera, realmente não precisa fazer lembranças. O pessoal faz porque quer e pronto. Não se sintam obrigados a ter que dar algo. O abraço, o beijo no rosto, as palavras amigas e o sorriso já bastam, né?!

É claro que lembrancinha é bom e a gente gosta, né?!  Só não pode virar uma obsessão e estragar o principal que é a arte do encontro e reencontro.

Quero agradecer a todos e me desculpar por qualquer deslize.

Muito obrigado e até a próxima!

PS: Há algumas lembranças que o meu filho pegou para ele e não consegui achá-las para tirar a foto.

22 comentários:

  1. Marcelo , quero expressar aqui todo meu carinho e afeição por você, tenho certeza que sua esposa, que acho lindaaa e filhinho, tem um homem maravilhoso em casa.Três dias que com você , se já havia carinho aumentou mais ...Muito Obrigado por ser meu querido AMIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noemia, obrigado pela visita e pelo carinho. Realmente, eu não estava no meu "normal", mas já dizia o poeta: "de perto ninguém é normal".

      Obrigado tb por vc ser minha amiga! Espero que tenha feito uma boa viagem de volta.

      Mudando de assunto, achei o Muni que vc dobrou com papel marmorizado muito bonito.

      Abs e tudo de bom.

      Excluir
  2. Lindo, Marcelo!

    A frustração que sentiu em não participar do 2º EIOSP eu senti por não participar do DoBras... mas a vida é assim né, vamos caminhando. Lindos presentes você ganhou. Espero poder "desvirtualizar" esta amizade em breve! Espero que tenha melhorado das dores tb. bjs a vc e tua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloisa, tudo bem?

      Obrigado pela visita.

      É, infelizmente não pude ir ao 2º EIOSP. Gostaria de ter ido, ainda mais porque o nosso origamigo Falk ministrou diversas oficinas e parece que foram um sucesso. Como fui ao primeiro Encontro, sabia que este segundo seria muito bom. Fica para o ano que vem, né?!

      É uma pena vc não ter ido à Convenção do DoBras.....simplesmente sensacional! Outras oportunidades existirão, né?!

      Sim, precisamos "desvirtualizar" essa nossa amizade. Quem sabe em breve.

      Abs e tudo de bom.

      Excluir
  3. Marcelo-san!!

    dobrarmos todos juntos nas oficinas ou no oribar não tem preço!!

    quero ver suas dobras com os papeis cobre e verde!!

    valew!!

    até breve!!

    forte abraço, Martinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, tudo bem?

      Obrigado pela visita.

      Nossa, obrigado pelo poema do Drummond que vc publicou. Realmente, não tem como não se emocionar! E engraçado que são essas pequenas, mas especiais, coisas que valem a pena, né?!

      Sim, não tem preço dobrar com os amigos no oribar, ou nas oficinas.

      Até a próxima.

      O quarteto fantástico adorou as lembrancinhas. Muito obrigado.

      Grande abraço e tudo de bom.

      Excluir
  4. E tem lembrança mais gostosa que um abraço apertado? rsrs

    Que momentos maravilhosos, hein? Um dia a gente se encontra nesses encontros! :)

    Um abraço (apertado) e uma semana iluminada, Marcelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, obrigado pela visita.

      É, um abraço apertado é uma lembrança muito boa! Sim, um dia a gente desvirtualiza a amizade. E cansa de dobrar, pois vc vai ter que ensinar todas (ou grande parte) dessa maravilha que vc dobra.

      Mudando de assunto, a Mariposa de Fabian Correa parece ser bem legal!E sim, concordo contigo, tudo se transforma!

      Abraços dobrados e apertados e tudo de bbom.

      Excluir
  5. E muito obrigada por retribuir a visita!! rsrs

    Ah, cansar... a gente não se cansa, não!! :))

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Pode ser prá lá da meia noite e o ânimo à toda, sem cansar de dobrar!

      Excluir
  6. Marcelo, meu queridíssimo amigo!

    Sinto por suas dores... mas confesso que não percebi seu estresse!! Você é sempre tão atencioso e carinhoso, comigo foi igual! É sempre um prazer te reencontrar, meu amigo!

    E, com toda certeza, o principal é o abraço, o beijo no rosto, o coração palpitando de alegria por compartilharmos momentos tão especiais!!!

    Que venham outros encontros!!!!!

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, tudo bem?

      Obrigado pela visita e pelo carinho. É, esses encontros são intensos, mas pelo menos na Convenção do DoBras começamos com o pé direito, ou "hundir" direito....kkkkkkkkkk

      Se eu fiquei esgotado, fico imaginando vc, a Jaciara e a Lus. Acho que "...as bolotas pretas no lugar dos olhos..." foram poucas, pois vcs trabalharam prá caramba.

      Pena não ter ido ao 2º EIOSP, mas ano que vem tem mais!

      Na Convenção, não sei se vc percebeu, mas no último dia estava tão esgotado e caindo de dor, que o pessoal teve que me animar. Na oficina da Carla, a gente ficou cantando (coral mesmo) no fundo da sala. Muito bom e revigorante! Agora estou melhor. Obrigado.

      Abs e tudo de bom.

      Excluir
  7. Ah, claro! Cansamos demais... rsrs Nas fotos do último dia estou com duas bolotas pretas no lugar dos olhos... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcelo! Foi muito bom reencontrá-lo. O seu sorriso era sempre contagiante que nem percebi que vc estava com dores. Desculpe. Mande seu email para eu poder mandar as fotos Bjs. Meu é gracamatheus@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado antecipadamente por enviar as fotos.

      Aguentei bem as dores com doses de relaxante muscular, mas o mais me abateu foi o estresse do trabalho mesmo. Acumulou e qdo relaxei, veio tudo de uma vez.

      Obrigado e não precisa se desculpar.

      Tudo de bom,

      Marcelo.

      Excluir
  9. Oi, Marcelo!!

    Puxa vida, meu amigo! Também não percebi que estava se sentindo mal,me perdoe. A gente vê tanta coisa e às vezes nos falta foco para estes detalhes importantes, a saúde e o bem-estar dos amigos. Espero que esteja melhor e se tratando!
    Adorei te conhecer pessoalmente, me diverti muito mesmo!
    Agora, é o seguinte: na próxima vez você e o coral do fundão vão ter que cantar lá na frente, ok!?
    Obrigada por tudo!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Carla. Vc me ajudou bastante. A sua oficina me deu um grande ânimo!

      O Coral foi tudo de bom, né?!

      Obrigado tb por tudo.

      Excluir
  10. Oi amigo,
    uma pena eu não ter ido...
    Esta overdose de ânimo realmente nos deixa cansados, mas de uma forma muito legal né? Na verdade o corpo começa a não responder às nossas vontades, kkk...
    Neste mês realmente foi uma correria aqui em Sampa também...além das férias, os encontros, as encomendas, os passeios e ainda o meu irmão que veio da Bahia para nos visitar me deixou sem forças, kkk... Nem consegui postar as últimas novidades (já velhas) no meu blog.
    Sinto em não ter te encontrado, dobrado com você na aula da amiga Carla (com música de fundo e tudo mais) mas tenho esperanças que você de repente apareça por aqui para dobrar conosco.
    Agora descanse bastante, tome um fôlego e bola pra frente...
    Muito obrigada pelos belos presentes, eu amei demais!!!
    Um beijão e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez falta na Convenção do DoBras!

      Vi sua postagem sobre o mês de julho, reparei que realmente foi muito corrido. Até eu fiquei cansado, lendo tudo o que vc postou e ainda falta mais, né?!

      Haverá muitas oportunidades para a gente dobrar. Com certeza vamos concretizar mais as amizades.

      Bjs e tudo de bom.

      Excluir
  11. Marcelo, amigo de fé e irmão camarada.
    Oi. Tudo bem?

    Relaxa meu amigo. Tenho certeza que você não mudou seu comportamento com ninguém por conta do cansaço. É sempre bom tê-lo por perto. Dobrar com você é dar nó ao tempo. Acredito que ninguém tenha percebido o seu estresse. Você é sempre muito gentil, educado, amigável, comunicativo... É um privilégio para mim e para o grupo "Origamigos de Brasília" tê-lo conosco. Tenha um excelente final de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Falk, tudo bem?

    Amigo, obrigado pela visita e pelas palavras. É, as minhas dores explicam, mas nada justifica um mal tratamento, né?! Espero não ter tratado ninguém de maneira inadequada.

    Privilégio é tê-lo como companheiro de dobras no grupo. São poucas coisas que me mantém no grupo. As amizades é uma dessas coisas.

    Aliás, gostei muito de todas as suas postagens, inclusive a "Daqui em diante...". Para mim, disse muita coisa. Concordo contigo!

    Obrigado novamente e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!