"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mês da Cultura Japonesa no shopping CasaPark - Brasília/DF

Boa tarde, pessoal!

Sei que estava sumido, mas é e foi por uma boa causa. Espero, daqui para frente, conseguir postar com mais frequência. Se não conseguir, por favor entendam.

Bom, iniciou no dia primeiro de Outubro o mês da Cultura Japonesa no shopping CasaPark, aqui em Brasília/DF. Tal evento é uma realização da Embaixada do Japão e Japan Foundation. No site da Embaixada há um link para baixar um folder desse evento (se quiser, é só clicar aqui)

Há uma série de atividades e exposições. Entre elas, há a exposição de origamis na livraria Cultura que fica no segundo piso desse shopping. Aqui cabe um grande elogio e agradecimento à equipe da livraria Cultura. Todos, sem exceção, foram super "mão na roda" e de excelente ajuda!

É óbvio que participei com algumas peças. Na realidade seis peças. Seis arranjos de flores. Nossa, vocês não sabem como eles deram trabalho.

No início, quando a Lus me pediu para fazer uns "arranjozinhos", topei na hora! O tempo foi passando e nada.......não conseguia criar nada......não conseguia pensar em nada......até que conversando com a Marcia, o Falk, a Valéria e a Isa consegui visualizar os arranjos que se transformaram no resultado mostrado nas fotos a seguir. Obrigado a todos.

Agradeço especialmente à origamiga Valéria, pois ela me ajudou muito na confecção de algumas peças. Valeu, Valéria!

Espero que gostem.

A foto acima é de uma pequena roseira. A rosa como vocês podem perceber é a Kawasaki, versão do Dan of Toasters (é a mesma que faço no tubo de ensaio, mais detalhes vocês podem ver aqui).

Acima, uma foto mais de perto da roseira. O caule da roseira é um galho seco coberto com fita floral marrom. Achei melhor assim, pois fica mais bem apresentado, apesar de ter dado um trabalhão. As folhas foram muito bem dobradas pela origamiga Valéria (muito obrigado Valéria) e elas foram criadas pela Katrin Shumakov, do CD Oribana Delight. O vaso também foi de criação dela. Aliás, recomendo bastante os CDs dos Shumakovs que estão disponíveis para compra em seu site.

Na foto acima, tem-se uma arranjo com sakuras (flor de cerejeira), uma flor modular de criação do Toshikazu Kawasaki, em um galho seco (envolvido com fita floral marrom); uma flor chamada catkin (amarela e comprida), de criação do Yuri Shumakov; uma rosa do Phu Tran (que é variação da Kawasaki) e um vaso para arranjos criado pela Katrin Shumakov.

Na foto acima, há uma orquídea Phalaenopsis, de criação da Katrin Shumakov. O vaso também é uma criação dela e é perfeito para esses arranjos e bonsais também.

Uma foto mais de perto das orquídeas Phalaenopsis.
 
Os copos de leite acima são de criação do Shigeru Yamazaki (aqui cabe uma curiosidade, tenho o livro, mas ele está todo em japonês. Quem me conhece sabe que não sei ler, nem falar, quase nada em japonês. Daí, pedi ajuda à Lilian, grande amiga e excelente origamista, que junto com sua mãe traduziu a capa desse livro, incluindo o nome do autor. Se não fosse isso, não saberia passar a vocês o nome dele). Valeu Lilian! Ah, o blog da Lilian é super recomendado! Basta clicar no nome dela, ou aqui, e acessar a vontade.

Acima, uma foto mais de perto dos copos de leite. As folhas foram criadas pelo Benjamin Coleman. Ele é um grande artista e um dia pretendo fazer um origami bonsai como ele ensina em seus livros. São demais!

Na foto acima, eu fiz os dois arranjos. Fiz também o quadrinho com duas rosas alaranjadas e invertidas, na época da vinda da Tomoko Fuse e ficou no acervo do grupo.

Bom, a orquídea acima é chamada de Cattleya e a criadora é a Katrin Shumakov (já viu que sou fã, né! Tal orquídea também está no CD Oribana Delight). Utilizei um arame enrolado com fita flora verde para fazer o caule e coloquei uma haste de bambo para segurar o conjunto.

No arranjo acima, temos três flores falkas, de criação do nosso a migo Falk Brito (são as três vermelhas mais baixas); uma daisy da Katrin Shumakov e uma flor aquilegia, também de criação da Katrin. Uma das coisas que chama a atenção é o vaso, de criação do Yuri Shumakov, e onde acrescentei faixas de papel com estampa imitação de washi, em azul.

Muito origamigos estão expondo suas peças na livraria Cultura e mais fotos podem ser vistas no álbum do Falk Brito no Facebook ou no álbum da Josefa do Picasa.

E, é isso pessoal! Espero que tenham gostado.

Obrigado e tudo de bom.

17 comentários:

  1. Primeiro em japonês - SUGOI!!! E do jeito carioca - CARACA!!!

    Um espetáculo aos olhos. vi no Facebook algumas fotos mas não sabia que eram suas.
    Parabéns! Lindas mesmo.
    Não sei dizer qual a mais bonita. Todas enfim!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flaviane, boa tarde e obrigado pela visita.

    Legal vc ter gostado dos arranjos. No início não gostei muito, pois eles não ficaram do jeito que eu os imaginei. Agora me animei mais.

    Sobre sua postagem, onde vc conseguiu tantos tons de vermelho? É papel tant?

    Já vi milhares de flores de lótus, mas nenhuma igual a sua. Perfeita! Bem dobrada e bem apresentada. Parabéns!

    Mudando de assunto, vc vai à Jornada do Dobras, aí no RJ? Sei q. vc fica na região dos lagos, mas não dá para dar uma passada em Botafogo?

    Abraços e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Querido!!!

    Eu falei que tava maravilhoso!!! ;)
    Parabéns!!!

    Tenho certeza que está fazendo o maior sucesso!!!

    Te desejo uma semana florida, perfumada, colorida!!!

    Muitos beijos no coração!

    ResponderExcluir
  4. Dra Isa Klein! Valeu pela visita e pelos comentários!

    Vc precisava vir aqui e ver de perto. Suas kusudamas inéditas tb estão fazendo muito sucesso.

    Tenha uma semana maravilhosa.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Deram muito trabalho... Mas que trabalho MARAVILHOSO!!!!

    Parabéns, Marcelo! É um trabalho sublime!! Que sensibilidade, que estética!

    Muito obrigada por nos proporcionar este espetáculo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha certeza que as flores eram suas! Trabalho maravilhoso Marcelo! beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Yara!

    Obrigado pela visita e muitíssimo obrigado pela consideração. Eu acho o teu trabalho fenomenal (não é puxa-saquismo não! Acho fenomenal mesmo!). A maneira como vc combina os origamis e monta um cenário; a combinação de cores e contrastes etc. Seu elogio foi muito importante. Muito obrigado, viu!

    Gosto muito das suas postagens, principalmente qdo nelas encontro bonecos do playmobil. Vc não sabe como brinquei com playmobil, qdo criança. Hoje, meu filho brinca com alguns bonecos desses que minha mãe guardou. Ele gosta muito!

    A sua criatividade é sensacional, mas acho que já falei isso. É uma fonte de inspiração.

    Obrigado e um excelente dia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Vania!

    Primeiro, obrigado pela visita e pelos cumprimentos. Pô, seus elogios contam muito. Fico muito honrado com eles. Muito, muito obrigado. Vc sabe o qto acho seus trabalhos fenomenais! Seu gosto e os detalhes das suas obras são fontes de inspiração.

    Só fiquei chateado com uma coisa.......não ganhei no teu sorteio......não sabe como fiquei torcendo! Tudo bem que q Cristiane merece. Ela é uma excelente origamista e muito, muito legal......mas bem que poderia ter sido eu. Tá, vc vai falar, mas Marcelo vc já ganhou uma vez! Sim, mas esses papéis da DP tb são demais, né?!

    Parabéns à Cris e a vc tb.

    Tudo de bom e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  9. Que saudade!!!! Quanto tempo não via sua obras e lia suas palavras aqui!! Fiquei imensamente feliz de saber dos detalhaes dessas peças que achei lindas(principalmente a roseira).

    Vcs estão de parabéns pela exposição, garanto que vai ser um sucesso.

    Bjs. no coração.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristiane, boa tarde! Obrigado pela visita. Fico muito feliz que vc tenha gostado dos arranjos. Estava devendo as postagens, né?!

    Olha só, se puder, dê um pulinho aqui em BSB e venha ver a exposição no CasaPark.

    Essa coleção rendas vintage é muito bonita, né?! Vou ver se compro alguns papéis desses da DP.

    Tenha um excelente dia!

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  11. Agora li sua resposta a Vânia. Sabia que eu fiquei fula quando vc ganhou aquele outro sorteio? KKK Me vinguei. KKK
    Eu não te conhecia, aí eu pensei"Po nem sei quem é esse cara, nunca vi..." KKKK

    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Uaaaaaau!!!!
    Ficaram lindas amigo Marcelo. Adorei todos os arranjos sem exceção. Se a minha mãe ver ficará doida. Ela adora fazer ikebanas, e os seus ficaram perfeitos. Este sumiço valeu a pena, pois o trabalho foi perfeito.
    Agora quem vai ensinar quem hein?
    Obrigada pelo elogio e estávamos com saudades de seus posts.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Lilian. Tudo bem?

    Obrigado pela visita. É, estava devendo umas postagens. Vamos ver se consigo fazer pelo menos uma por semana. Mostra para a sua mãe os arranjos! Sabe como é, a opinião de uma especialista em Ikebanas é sempre legal. Se bem que, como não sei fazer ikebanas (pois há toda uma filosofia e técnica), acho que os arranjos devem pecar nessa linha. Mas como arranjo comum, agora acho que ficaram legais. Qdo eu for à SP (com mais tempo, claro!), vou querer agendar pelo menos uma oficina contigo (para aprender novos origamis e a montar arranjos) e outra com sua mãe (para ikebanas).....folgado, né?! kkkkkkk

    Vc sabe que conhecimento é muito importante e uma coisa que tenho muita dificuldade é conceber e montar arranjos. Por exemplo: o arranjo de copos de leite, acho que ele poderia ficar bem mais legal talvez em outra composição. O problema é que até agora não consegui pensar nessa outra composição, daí ficou como está na foto. Acho que vc saberia (se já não sabe) montar de outra forma a deixar o arranjo mais bonito. Usei uma garrafa verde de boca fina. De repente se usasse uma garrafa com uma boca mais larga, ou melhor, um vaso mesmo, mas usei o que tinha. Qdo acabar a exposição e as minhas peças forem devolvidas (sãs e salvas), vou tentar melhorar esse arranjo, já que ele é vai ser presente de Natal (já falei que faço esses arranjos para dar de presente às mulheres da família, né?! Pena que não serão inéditas, pois já foram expostas).

    Se vc tiver alguma sugestão para me dar sobre esse e qq outro arranjo, agradeço muito. Agradeço muito o carinho em dizer que os arranjos ficaram perfeitos (é que cada dia que os vejos na exposição, encontro um defeito....kkkkkk.....deve ser coisa de pai, ama os filhos, mas conhece cada pedaço bom e não tão bom........), mas perfeito ainda falta muito.

    Sobre o Natal......como diria a Flaviane......caraca! Vc já começou? Isso que é planejar e antecipar. Sabia que nunca fiz essa kusudama Brocade? Ganhei uma da Marcia, mas ainda não o dobrei. Os seus ficaram perfeitos. A combinação dos papéis e cores e sua dobra excelente.......viu, vc tem muuuuuuito que me ensinar sim! Sua árvore com certeza vai ficar linda e especial! O problema vai ser depois da festa que o pessoal vai querer levar de lembrança......né?! Eu faria isso, pediria um para levar de lembrança. Pô, sabe do que lembrei? Qdo criança, minha mãe montava duas árvores de Natal: uma verde e toda enfeitada e outra branca com bombons sonho de valsa pendurados. Essa branca ficava muito bonita, pois os bombons vermelhos a realçavam. Óbvio que depois da ceia não sobrava um bombom para contar história. Essas datas, essas reuniões em família, essa alegria valem muito né?! Ah! Vc sabe dobrar uma estrela alemã (esqueci o nome correto, mas tem gente que chama de estrela de Froebel) que é feita com tiras de papel? Ela é bem fácil de fazer (no início parece complicado mas é fácil). O blog do Edi tem o PAP (http://oqueemeuenosso.blogspot.com/search/label/Origami%20Estrela%20Alem%C3%A3). Acho essa estrela muito bonita e com papéis adequados vai ficar perfeita para sua árvore.

    Parabéns! Depois posta as fotos das árvores.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcelo,
    faz um tempão que a gente não troca figurinhas mesmo né?
    Então, eu também não sei muito sobre ikebanas, mas o pouco que sei é que a minha mãe não gosta de colocar todas as flores num mesmo nível, e as flores sempre estão em número ímpar. Acho que mesmo por intuição, você acabou fazendo direitinho, hehehe...
    Eu adorei o arranjo do copo de leite, e achei que na garrafa ficou bem original. Dá para colocar num vaso espetando as hastes numa espuma de floricultura ou numa argila, dá para colocar galhos secos in natura (tipo uma Wish Tree, já viu?) que fica muito legal também, e daí por diante...o mais legal nos arranjos é o poder de criação e a diversidade de materiais que a gente pode utilizar né?
    Sobre o Natal, kkk...estou adiantada mesmo, e gostaria muito que você morasse perto para me ajudar, pois estou com várias encomendas e me descabelando para entregar tudo direitinho. Depois eu posto no blog.
    Ah e tente fazer o brocade sim, é muito fácil, e a idéia da árvore de bombons eu gostei hein? Será que eu aguentaria ficar sem comer?
    Obrigada pelo PAP da estrela e vou fazer sim, pois estou com um número enorme de tiras de papel sobrando.
    Tudo de bom para você também!!!

    ResponderExcluir
  15. Marcelo, não vi aviso de malware no seu blog. Ok?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Hi, Marcelo!

    I am very happy to see what beauties you and your friends were folding! They look amazing! Congratulations for all of them!
    The roses bush is my favourite, though:)

    Wish you a wonderful weekend!

    ResponderExcluir
  17. Hi Kiddo, thanks for your visiting and the beautiful words!
    Uau, your cards are so beautiful and very creative. Congratulations!
    Have a nice day and weekend!

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!