"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia Mundial do Origami e Tsuru - Editado!

Editado:

Pessoal, boa noite! A Flaviane Koti sugeriu (muito boa ideia!) de disponibilizar o diagrama de como dobrar o tsuru. Assim, disponibilizo abaixo uma figura do diagrama do tsuru que a própria Flaviane publicou em seu blog (pode acessar aqui também). Aproveito também e deixo um link do vídeo do Jo Nakashima ensinando como dobrar esse pássaro (aliás os vídeos dele são excelentes!). Para acessar o vídeo do tsuru basta clicar aqui. Muito obrigado Flaviane!


O dia mundial do origami é comemorado em 24 de Outubro, nos EUA, e em 11 de Novembro, no Japão. Dessa forma, convencionou-se chamar o período de 24/10 a 11/11 de World Origami Days. A fundadora do grupo Origami USA – Lilian Oppenheimer – criou essa comemoração para que fossem aproveitados os 18 dias seguidos entre essas datas para celebrar o origami. Ou seja, tudo desculpa para dobrar, dobrar e dobrar. Brincadeiras a parte, nesse período o pessoal se confraterniza; ensina origami a outras pessoas; distribui origamis feitos e, óbvio, dobra muito.

Bom, na Jornada 2011 do Dobras no Rio de Janeiro, a Jaciara Grzybowski me pediu para tentar criar uns papéis quadrados com kanjis de forma que, ao se dobrar um tsuru (aqui cabe os primeiros parênteses desta postagem: o tsuru sempre nos remete a muitas histórias boas e emocionantes, mas uma que gostaria muito de compartilhar com vocês é a que li no blog do Alexandre Mauj Imamura Gonzalez, um brasileiro que mora no Japão. Para acessar essa postagem, basta clicar aqui. O blog o Alexandre é super recomendado e ele escreve muito sobre o Japão e suas curiosidades), bom, voltando ao assunto, os ideogramas ficassem à mostra nas asas e em outros lugares. Tais quadrados poderiam ser enviados e disponibilizados gratuitamente a quem quisesse para dobrar o tsuru e dá-lo também para qualquer pessoa. Pensamos em fazer isso para o dia mundial do origami, ou melhor, para o período acima.

Excelente ideia não é mesmo?! Essa Jaciara é muito criativa e sempre aparece com boas sugestões. Gostei muito de fazer esse projeto, viu Jaci. Estou pronto para outra, ok?!

Bem, antes de mais nada, precisei de muita ajuda para escolher os kanjis corretos e seus significados. Ajudaram-me nos kanjis o meu pai, a Lilian, a mãe da Lilian e a Flaviane. Muito, muito obrigado mesmo! É claro, que se alguém encontrar algum erro ou defeito nos kanjis, é só reclamar com esses quatro..........kkkkkkkkkk........brincadeira! Eles me ajudaram a entender um pouquinho esses ideogramas e seus empregos, mas a escolha foi minha, ou seja, assumo toda a responsabilidade!

Ajudaram-me com algumas ideias o Falk e a Marcia, origamigos para toda hora e também cheios de criatividade e bom gosto. Muito obrigado também pelas dicas e correções.

Aí, vocês devem estar perguntado: pô Marcelo, então você não fez nada? Sim, fiz muito. Montei um Crease Pattern (CP) do tsuru (para a maioria isso é mole, mas para mim, que nunca tinha desenhado um CP, foi chato, muito trabalhoso. Para quem não sabe o que é um CP, há um artigo no site do Robert Lang que é excelente sobre o assunto. Se quiser acessar o site dele basta clicar aqui); escolhi os ideogramas; montei o esquema e testei, testei muito.

Com as dicas do Falk e da Marcia, optamos por colocar somente dois tipos de ideogramas em cada quadrado. Escolhemos a dupla Amor e Paz em um quadrado; Liberdade e Felicidade, em outro, e Longevidade e Saúde, em um terceiro.

Finalmente (essa postagem já está ficando muito grande para o meu gosto), após diversos testes meus e da Jaci, chegamos a um produto final. Senhoras e senhores, tenho a honra de disponibilizar a vocês o link do GoogleDocs onde se encontram os arquivos dos papéis A4 com quadrados de 9,5cm X 9,5cm; 10cm X 10cm e 15cm X 15cm. Esperamos que gostem. Pedimos que divulguem o máximo possível e de forma gratuita. Que eles ajudem a divulgar mais essa arte tão envolvente, fascinante e do bem que é o origami.

https://docs.google.com/leaf?id=0B98W2w-AyvwwYzM3NmMyMzYtZTlkZC00MzBmLTg4ZmQtZTAwY2QxYzIwYWVm&hl=pt_BR

A seguir, estão as fotos do tsurus dobrados com esses modelos. E aí, o que acharam?

Na foto abaixo, o tsuru maior foi dobrado com papel de 15cm x 15cm. Os menores foram de 9,5cm x 9,5cm. A ideia de fazer o tamanho de 9,5cm foi da Jaciara para aproveitar o espaço de um A4. Com esse tamanho, dá para colocar 6 quadrados desse em uma só folha.
 
Já na foto a seguir, observar que em cada tsuru há somente dois tipos de ideogramas. Nas asas, eles são maiores e colocamos o significado em português e inglês. No pescoço, colocamos o ideograma que está em outra asa. E na cauda do lado direito colocamos BRASIL. Já no lado direito da cauda, deixamos em branco para ser escrito o nome da cidade e/ou do estado de quem dobrou.

Abaixo, mostra o outro lado. Observar a cauda que está em branco para o nome da cidade e/ou estado de quem dobrou.Essa informação pode ser acrescentada depois do tsuru pronto e manualmente.

Abaixo, os três tsurus de 9,5cm x 9,5cm.

A seguir, os mesmos tsurus acima, mas do outro lado.

A seguir, disponibilizo em JPG os templates 15cm x 15cm de cada tipo de tsuru.

 Acima, Longevidade e Saúde.

 Acima, Paz e Amor.

 Acima, Liberdade e Felicidade.

Colocamos os dois pontinhos (que são os olhos) para direcionar a quem for dobrar que essa "ponta" do quadrado será a cabeça do tsuru e a ponta diametralmente oposta será a cauda. As outras, obviamente, serão as asas.

Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado. Por favor deixem suas impressões nos comentários. Feliz dia do origami! Muita Paz, Amor, Saúde, Longevidade, Felicidade e Liberdade a todos!

Tenham uma excelente semana e tudo, tudo de bom!

54 comentários:

  1. Oi amigo,
    Como já disse por e-mail que simplesmente adoooooorei o seu trabalho. Fico feliz em saber que minhas sugestões ajudaram um pouco.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia, tudo bem?
    Obrigado pela visita.
    Um pouco? Vc ajudou bastante.
    Tenha uma excelente semana.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Muito legal, Marcelo!
    E obrigada por compartilhar o CP!

    Ah, coloquei o vídeo da flor no blog e o pap no Facebook.

    Se você quiser o diagrama do avião é só falar!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Vou ali, dobrar o meu.Amanhã posto no blog.

    Boa semana.(hj é feriado em Goiânia!!)

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito legal o projeto. Vou imprimir vários para distribuir. O mundo precisa de bons sentimentos e o origami é um excelente canal para isso, ainda mais com mentes criativas e mãos habilidosas. Parabéns.
    Ok Marcelo, eu acredito que vc tenha trabalhado bastante e feito vários testes,rsrs, qdo fiz o pavão, até alinhar e chegar ao tamanho ideal foram muitos papéis, mas faz parte, a gente aprende muito.
    Abraços e obrigada por compartilha-lo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo,
    adorei o projeto. Ficou muito legal e estarei imprimindo, distribuindo e divulgando.
    O origami traz tudo isso. Uma energia positiva que faz as pessoas pensarem no bem comum, criando peças tão bonitas com simples papéis.
    Ótimo trabalho, e o agradecimento eu passo para a minha mãe, pois de kanji não sei nada, kkk.
    Abração e ótima semana!
    Li

    ResponderExcluir
  7. Oi Yara, bom dia.
    Obrigado pela visita. Que bom que vc gostou do template do tsuru. Pode distribuir e dobrar a vontade.
    Ah! Sim, se der, vou querer o diagrama do avião.
    Vi e goswtei bastante do PAP da flor. Obrigado.
    Tudo de bom e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristiane, bom dia.
    Obrigado pela visita! Sim, dobre-os e distribua a vontade.

    Não há o que fazer das suas rosas. Sensacionais! Parabéns!

    Eu particularmente tb gosto da modificação do Dan of Toasters.

    Tenha uma excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Oi Flaviane, tudo bem?

    Obrigado novamente pela visita. Seus comentários e de muitos origamigo(a)s me motivam muito a cada vez mais dobrar e postar etc. num ciclo virtuoso! Obrigado.

    Bom, vc sabe que sem a sua ajuda, a da Lilian e sua mãe e do meu pai, praticamente esse projeto não teria chegado ao produto final. Bom, para ele ser um sucesso vai depender de todos, durante os Dias do Origami no Mundo.

    É verdade, para chegarmos ao arquivo enviado, gastamos muito tempo e papel. Sabia que me inspirei no seu trabalho (pavão)?! É, eu vi que seu pavão de papel vegetal tinha fotos e texto. Gostei de ver tudo isso bem centralizado e tal. Ele me inspirou e motivou a fazer os tsurus. Então, obrigado dobrado a vocês.

    Tenha uma excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lilian, tudo bem? Muito corrido, né?!

    Muito obrigado pela visita! Por favor, agradeça muito a sua mãe. Outra coisa, vc me ajudou sim, pois se não fosse vc, quem iria pedir ajuda a sua mãe e a insistir na resposta? Só vc. A maneira como vc me explicou tudo, me ajudou muito tb, viu?!

    Quanto a sua postagem........pode parar! Você está dobrando o tempo.......ainda encontra mais tempoa para dobrar 50 sapatinhos????

    Tudo ficou maravilhoso. Ah! Com certeza vc vai ter muito trabalho me ensinando tudo isso e mais o que vc já postou no passado. Vamos ter que fazer um encontro em SP só contigo nas oficinas (sem desmerecer os excelentes origamistas paulistas, mas a Lilian está dobrando muito). Essas forminhas têm diagrama? Já pensou em uma mesa de Natal com essas forminhas em vermelho e verde, ou qq outra combinação?!

    Excelente trabalho!

    Tudo de bom e abraços dobrados.

    ResponderExcluir
  11. OI Marcelo, obrigada por compartilhar não só o CP.
    E o mais legal q tudo foi feito por pessoas... , mentes e pensamentos... ficou maravilhoso.
    Adorei a idéia... já imprimi e vou deixar aqui no trabalho para que as pessoas possam levar para o seu local de trabalho...
    Obrigada mais uma vez... adoro seus papéis com kanji... ficaram perfeitos.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcelo,
    assim eu fico cheia que nem pomba, kkk...
    A minha ajuda foi pouca, mas de coração, faço com prazer se for sempre para uma boa causa e para os amigos claro.
    Ainda teremos muitas idéias para trocar e ainda preciso aprender muuuuuito...
    A flor de lótus eu aprendi com minha tia quando eu tinha 7 anos de idade. Qualquer dia eu faço um PAP ok? As forminhas quadradas eu aprendi pelo youtube há algum tempo...No próximo post eu coloco os links ok?
    Adorei a sua idéia para o Natal, hehehe...
    Abração e muitíssimo obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  13. Idéia maravilhosa! Com certeza vou adotá-la! ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Selma, tudo bem?

    Obrigado pela visita e pelos comentários.

    Sim, a ideia é essa mesmo de compartilhar com todos ou o maior número de pessoas. Gsotei da sua ideia tb e vou disponibilizar ao pessoal do trabalho e ensinando tb.

    A Jornada do Dobras foi sensacional, né?! Gostei muito de revê-la.

    Tenha uma semana maravilhosa.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lilian, obrigado de novo e fico aguardando o seu PAP.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  16. Oi Danielle, tudo bem?

    Obrigado pela visita.

    Sim, adota essa ideia e divulgue essa arte que é o origami e todo lugar. Até nas suas aulas de kung fu. Não esqueça de ensinar tb.

    Excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  17. OI Marcelo
    Eu já imprimi os CP cortei dobrei um não resisti e vou levar alguns na minha oficina amanhã!! =D Depois eu coloco fotos no facebook! ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Danielle, legal. Vc vai fazer uma oficina amanhã? Mal posso esperar pelas fotos.
    Que ela seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela ideia dos padrões... ficaram excelentes!

    ResponderExcluir
  20. ...eu que agradeço!
    Fiz uma postagem sobre o projeto com link para sua. Isso vai dar o que dobrar! Agora é espalhar pelo mundo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Marcelo, Parabéns pelo tsuru!!!
    Nossa, que graça que ficou!!!
    A-MEIIIIIIIII!!!!
    E o mais legal de tudo é que disponibilizou pra todos!
    Ah, e a post também ficou muito bonito, eu fiz um post também sobre o dia do origami!
    Feliz dia do Origami pra todos!!!
    E mais uma vez Parabéns, que o tsurus te de vida longa, muita saúde e paz!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Lucas, obrigado pela visita e pelos cumprimentos.

    A ideia foi da Jaciara. Essa moça tem muitas ideia criativas e dobra muito. Atualmente, ela é a presidente do grupo Dobras, do Rio de Janeiro.

    Como vc falou, vamos nos origamizar!

    Grande abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  23. Oi Flaviane, boa tarde.

    Gostei muito da sua postagem. Gostei bastante dos tsurus dobrados por vc.

    Obrigado por divulgar o projeto e, sim, vamos em frente.

    Tenha um excelente dia e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  24. Oi Adriana, tudo bem?

    Obrigado pela visita e pelos comentários. Fico muito feliz por você ter gostado dos padrões de tsuru com ideogramas.

    Sim, essa data, ou melhor, essas datas são para comemorar e divulgar o origami. O origami tb me deixou mais centrado e mais calmo.

    Gostei bastante de sua postagem.

    Que o origami tb te traga muita paz, saúde, felicidades, amor e muitos e muitos anos de vida.

    Vamos celebrar o origami, dobrando muito.

    Tenha um excelente dia e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  25. Marcelo, que idéia feliz!
    Parabéns!!!!!!
    Vou imprimir alguns e levar para um "encontro de trocas e dobras" que a Miyoko (SP) organizou para amanhã...
    Abraço bem dobrado,
    Vera Young

    ResponderExcluir
  26. Marcelo eu amei,os tsurus ficaram lindos,vou fazer alguns e ir espalhando aki pela minha cidade hihi!!!!parabéns deu trabalho mas compensou porque vcs fizeram um belo trabalho e que vai levar felicidade para outras pessoas e também vai mostrar o quão lindo é esse mundo do origami.


    Bjinhus.

    ResponderExcluir
  27. Olá Detynha, tudo bem?

    Obrigado por visitar meu blog. Tb gostei bastante do seu que já virei seguidor.

    Que bom que vc gostou dos tsurus. Dobre a vontade e feliz dia do origami.

    Vendo sua postagem, lembrei de como foi bom o encontro internacional de origami em SP. Qta saudade.

    Obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  28. Oi Vera, tudo bem?

    Legal que vc tenha gostado. Sim, divulgue o máximo possível e feliz dia do origami.

    Tudo de bom e um excelente dia.

    ResponderExcluir
  29. E aí, Marcelo.

    Boa idéia :)

    Até mais

    ResponderExcluir
  30. Oi, Edi. tudo bem?

    Obrigado pela visita. Espero que vc comemore bastante o dia mundial do origami.

    Cara, gostei bastante do seu PAP. Obrigado por disponibilizá-lo.

    Grande abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  31. Sabe fiquei muito feliz com sua iniciativa, estou nas minhas primeiras dobras, e a cada dobra me apaixono mais pelo origami, então encontrei seu blog procurando algo sobre o dia mundial do origami,queria aprender sobre este dia,
    Resolvi dobrar os tsurus, ficaram lindos, coloquei as fotos em meu bloghttp://deboradecarvalhopazebem.blogspot.com/2011/10/dia-mundial-do-origami.html
    Parabéns novamente ideia muito boa msm! Obgado!

    ResponderExcluir
  32. Oi Débora, tudo bem?

    Obrigado pela visita e pelos cumprimentos.

    Nossa, seus tsurus ficaram muito bons! Tem certeza que começou a dobrar a pouco tempo?

    Gostei tb dos móbiles. Muito bonitos, bem dobrados e bem montados.

    Gostei do seu blog e vou segui-lo.

    Tenha excelentes dias mundiais do origami.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  33. Oi Marcelo,

    Que lindo que ficou o tsuru, ameiiiiiii e claro vou imprimir e distribuir longevidade e muita saude e paz..

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Angela. Tudo bem?

    Legal vc ter gostado dos padrões de tsurus. Feliz dias do origami!

    Gostei bastante do vaso de papelão apresentado no blog. Simples, fácil e fica muito legal. Obrigado.

    Tenha um excelente dia e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  35. Oi Marcelo,
    obrigada. Depois tente ver se consegui explicar direitinho ok?
    E eu não me esqueci do projeto viu? Na verdade eu me esqueci de fotografar os tsurus, kkk...
    No próximo post estarei me dedicando apenas a eles!
    Abração.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pela visita, Marcelo!

    Não vejo a hora de acontecer um encontro aqui pertinho (é... aqui pertinho... sou muito caipira... rsrs) pra gente dobrar muuuito!!

    Beijos e uma ótima sexta-feira!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Marcelo,


    É sim, faz pouco tempo que começei a dobrar e olha que é dificil viu, aqui na minha cidade não tem aula nem nada sobre origami, ai ja viu, santo Youtube..rsss, e claro a paciencia da Dri do blog Luar da Mandala, qd não consigo me resolver encho a Dri no msn..rss
    Tira uma duvida se possivel, o Kusudama Tem Tem Temari é da Tomoko ou Mio Tsugawa, o video do Youtube diz que é Tomoko, mas informaçao na net diz ser da Mio...
    Grata pela atençao

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi Marcelo,
    o lay-out ficou perfeito.
    Até o detalhe dos olhos ficaram ótimos!
    Desculpa mesmo pela demora.
    Obrigada pela mensagem.
    Abração!

    ResponderExcluir
  39. Oi Lilian, tudo bem?

    Que demora? Que desculpas? Só se for por você ter demorado em compartilhar suas excelentes dobras com a gente.....aí, tudo bem, está super desculpada!

    Olhando a foto da sua postagem, vc já sabe o que dobrar com o papel rendas preto? Já dobrei com ele um kusudama ostrum com 6 peças. Ficou bem legal para presentear meu irmão. Depois não esqueça de postar o que vc dobrar com esse papel. Eu sei, dá uma pena dobrá-lo.....

    Tenha uma excelente sexta e um final de semana maravilhoso.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  40. Oi Angela, tudo bem?

    Obrigado pela visita!

    Vc dobra muito bem, mesmo com pouca experiência! Parabéns!

    Seu kusudama ficou bem dobrado e o pingente muito legal!

    Eu tb não sei que é o criador ou criadora, mas vou descobrir e te falo, ok?!

    Tenha uma excelente sexta e um final de semana sensacional.

    ResponderExcluir
  41. Oi Yara, se um dia vc passar por Brasília, não deixa de nos contatar. De repente, a gente organiza um encontro extra para receber vc.

    Ano que vem promete. Parece que vai ter muito eventos pelo Brasil. Acho que oportunidades não faltarão para dobrarmos.

    Tenha uma excelente sexta.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  42. Oi Marcelo,
    ótima ideia! Na verdade, quando comprei o pacote, vieram apenas 2 folhas do Rendas preto. Daí realmente fiquei com pena e sem criatividade para dobrá-los...aliás, qualquer um da Diamond Papers é tão lindo que eu fico com pena mesmo, kkk...
    Sobre a flor de lótus é assim mesmo. Dependendo do papel e da forma que viramos ele rasga, mas depois a gente pega o jeito viu? Vai tentando que depois eu quero ver.
    Abração e ótimo final de semana para você também!

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela visita, Marcelo.
    Espero você e o Dan-Dan amanhã lá no Águas Claras Shopping.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  44. Olá, Marcelo!

    Lindos! Já imprimi, dobrei e distribui por aqui. Logo, logo vou postar as fotos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  45. Oi Marcelo,
    oba, quero ver a dica sim (Ostrum)...preciso dar uma saída para procurar fios e pedras, e vou aproveitar para decorar este kusudama.
    Depois eu mostro ok?
    Abração e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns, seu blog sempre espalhando luz!Adorei a idéia de espalhar tsurus com mensagens e vou divulgá-la aqui em minha cidade. Tomara que a internet fique repleta de blogs como o de vcs, que seja como um oásis neste mundo que se tornou tão seco de ternura. Muita paz!!

    ResponderExcluir
  47. Obrigada por socializar suas ideias. parabéns pela iniciativa de disponibilizar os desenhos .
    Um abraço!
    Paz!

    ResponderExcluir
  48. Oh! Muito bacana sua iniciativa e o trabalho de todos pra gente poder praticar a gentileza juntos, com presença. Tudo de bom a todos.Paz, prosperidade, alegria e felicidade genuína.

    ResponderExcluir
  49. Que iniciativa bacana, Marcelo!!! Como é bom podermos espalhar Paz, amor, felicidade, neste mundão que anda tão necessitado de. Imprimi seu diagrama em papel de presente. Ficaram lindos!!! Gratidão _/*\_

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!