"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Dani, a Stefania, a Bia, o dia dos pais e as novidades.

Sempre gostei dos Dias dos Pais, apesar de achar que é uma data bem comercial, mas só por ser uma desculpa para fazer o domingo um dia diferente, já vale.

No dia dos pais, como no dia das mães, o estresse é inevitável: restaurantes lotados; shoppings lotados (para comprar presentes); trânsito mais difícil, principalmente, onde ficam os restaurantes mais concorridos; atendimento não muito cortês em alguns locais..........ou seja, tudo parece conspirar para que as pessoas fiquem um tanto quanto ansiosas e às vezes irritadas e muito.

Como minha mulher fala: coisas e momentos estressantes existem e sempre existirão, mas cabe a nós deixarmos, ou não, que o estresse nos contamine e comande os nossos atos. Sábias palavras! Ô Divina criatura!

Meu possível estressante domingo não me estressou muito devido a três criaturas divinas que existem em ninha vida: minha mulher, meu filho e minha sobrinha e afilhada Bia. Obrigado a vocês!

No domingo, fui muito bem acordado, pois recebi meu café na cama (produzido e levado pela minha mulher, mas acompanhado de perto e coordenado pelo Dani). Ganhei presentes e até um "parabéns a você". Muito, muito legal! O dia começou muuuuito bem. Amo-os muito!

Fomos almoçar em um badalado restaurante japonês daqui da Capital Federal. O curioso em Brasília é que o povo sai cedo para almoçar. No Rio de Janeiro, talvez por causa da praia (o pessoal pensa em ir à praia primeiro para depois ir almoçar), os restaurantes começam a lotar lá pelas 13h, 13:30h; às 14h e 15h a fila é enorme! Em Brasília não. Meio dia e o tal restaurante japonês estava cheio. Conseguimos, acho, a última mesa para seis pessoas......

No restaurante, ganhei um lindo presente da Bia. Um poema que ela criou e, neste momento, gostaria de partilhar com vocês:

"Feliz seja esse dia.
Que este se encha de alegria
Se ignorar o tempo passar
De quase tudo se esquecerá
Mas se viver cada segundo
Você descobrirá o mundo
Daqueles que hoje são pais.
Feliz dia dos pais"
Beatriz Kono Carvalho - 2011

Muito obrigado Bia! É uma honra ser seu tio e padrinho. Mesmo que não esteja sempre ao teu lado, fisicamente, você sempre está em meus pensamentos e preces. Que Deus a abençoe muito e a proteja sempre!

Bem, vocês vão me perguntar "e as novidades?"; "cadê os origamis?". Em homenagem à Stefania, ao Dani e à Bia, compartilho com vocês as mais novas criações em tubo pet (ou tubo de ensaio).

Antes, não posso me furtar de mencionar as pessoas que me motivaram a adaptar as criações de grandes mestres do origami em tamanho suficiente para caber em um tubo desses. São eles: a Isa; o Falk e a Marcia. Grandes amigos, grandes incentivadores e grandes origamistas. Obrigado!

Vamos às fotos?


Elas foram elaboradas para a quermesse do Templo Budista. Essa quermesse é muito famosa em Brasília e muito legal! Boa comida e diversão garantida. A Ludmila publicou em seu blog tal evento.

A rosa é a Kawasaki, modificada pelo Dan of Toasters. Já publiquei sobre ela e como montei no tubo de ensaio (basta clicar aqui).
O copo-de-leite e variação são do Shigeru Yamasaki e estão no livro Origami Flowers. O livro é todo em japonês e só consegui traduzir o nome e o autor com a ajuda da Lilian e sua mãe. Dômo Arigatô!
O blog da Lilian é muito legal e ela dobra muito!
 
A flor-de-liz acima, ou lily, de seis pétalas é uma adaptação, feita pelo pessoal do site All-About-Origami, segundo eles, da flor do livro Origami de Toyoaki Kawai. O passo-a-passo pode ser encontrado nesse site, clicando aqui. Para essa flor, utilizei dois triângulos equiláteros (os três lados iguais) de 3 cm de lado.

Detalhes da flor-de-liz e do copo-de-leite.

Mais detalhes da flor-de-liz.

A orquídea é uma adaptação da Orchid Cattleya do livro Oribana Delight dos Katrin & Yuri Shumakov.

 No livro do Shigeru Yamasaki, há o copo-de-leite e uma flor da mesma família chamada (nome científico) Lysichiton Camtschatcensis. A flor acima é essa de nome diferente.


Visão aérea das florezinhas, a maioria na tampa do tubo de ensaio.

Outra foto com detalhes.

A todos muito obrigado.

Espero que tenham gostado.

Tudo de bom.

19 comentários:

  1. Antes de qualquer comentário;
    Feliz dia dos pais.
    Que lindo poema, ah que deve ter dado um nó na garganta.
    Miniaturas, coisas pequeninas e rica em detalhes me deixam hipnotizada. Sou meio "masoquista", por vezes teimo em fazer tudo pequenino para ver como fica, e vc sabe que qto menor o origami, mais difícil se torna,mas...bom essas flores no tubo são uma obra de arte. Verdade! Parabéns!
    Sabem meu marido aprecia charutos e alguns veem tubos. Tenho vários e já fiquei a pensar no que fazer com eles, mas não sei se consigo, depois de ver os seus tão bem feitos e de diversos modelos...
    Nossa, eu escrevo demais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que graça!
    Ficou tão delicado, Marcelo!
    AMEI!!!
    Parabéns, Belo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Feliz Dia dos Pais atrasadinho!!
    Ficaram divinas as flores, muito lindas! Sou apaixonada pelas florzinhas nos tubos pet e sem pre que as vejo lembro da cena do filme a bela e a fera, que mostra uma rosa encantada dentro de uma redoma de vidro!!(nostalgia) ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Noooossa, ficaram lindas!!! Ah e depois você me diz que tem que aprender comigo? Eu não consigo criar miniaturas assim ainda...snif...
    O poema de sua afilhada ficou demais né? Aposto que você ficou emocionado. Muito criativa. Feliz Dia dos Pais, meio atrasado, obrigada pelo elogio, e já estava sentindo falta de seus textos viu?
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcelo!

    O post está emocionante!
    Adorei tudo!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quanta notícia boa junta!!!
    Olha, eu desejo que Deus abençoe sua família e conserve esse amor eternamente. Eu tb tenho uma afilhada que amo como filha, ela já esta com 22 anos e eu a trato como uma menininha.Rs.
    Quantas flores maravilhosas!!!! Eu fiz uma rosa no tubo (crente que tava abafando)4X4, mas ficou grande para o tubo...Vou postar quando conseguir fotografar.
    Tb quero tentar fazer igual a sua, que parece bem mais bonita.
    Vc acredita que passei o dia dos pais se o meu, que viajou e esqueci de ligar pro meu irmão? Aff... Sem perdão... Rs.

    bjs.

    ResponderExcluir
  7. Belo poema da Bia!
    Boa descrição dos dias dos pais.
    E bonitos origamis.

    Parabéns paizão.
    Beijos para minha cunhada e meu sobrinho.

    Abraços,
    Alberto.

    ResponderExcluir
  8. Flaviane, obrigado pela visita e pelos cumprimentos.

    Duvido que vc não consiga fazer algo para os tubos de ensaio. Vs é muito talentosa e parece ter muita paciência. Lembre o nome so teu blog: terapia do papel. É uma terapia.

    Seus trabalhos são excelentes. Com certeza vai conseguir produzir algo bem pequeno. Dica: vai diminuindo aos poucos o tamanho e comece com uma flor que vc saiba fazer de cabeça.

    Tenha uma excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriana, obrigado pela visita.
    Bonita mensagem. Deixa a gente pensando em como conduzir nossas vidas, né?!
    Obrigado pelo cumprimentos.
    Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  10. Olá Danielle, obrigado pela visita e pelos cumprimentos. Estou me aperfeiçoando nessas flores em tubo pet.

    Gostei bastante do seu sonobe vazado. Muito bem dobrado e cores perfeitas.

    Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lilian, obrigado pela visita. Nossa, ficou bem legal esse pingente, viu! Vc tem sim muito que me ensinar.

    Qdo for a Sampa de novo, eu te ensino a fazer uma dessas flores em tubo de ensaio e vc me ensina a fazer esses pingentes que vc faz.

    Tenha uma excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivani, obrigado pela visita.

    Gostei muito da sua postagem tb. Vou ficar aguardando ansioso as novidades.

    Fico feliz por vc ter gostado do post.

    Tenha uma excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  13. Oi Crisitane, obrigado pela visita.
    Obrigado tb pelos cumprimentos. Muita saúde, paz e felicidades a vcs e sua afilhada tb.
    Com 4x4 vc pode dobrar a rosa kawasaki, modificada pelo Dan of Toasters (há um link do site dele em meu blog. Às vezes o link não está ativo, mas talvez vc tenha sorte).
    Tenha uma excelete semana e tudo de bom.
    PS: sobre seu pai e irmão, antes tarde do que nunca, né?!

    ResponderExcluir
  14. Oi Alberto, tudo bem? Sumido, hein?!
    Obrigado pela visita e pelos cumprimentos. Só faltaram vc, o Leo e a mamãe.
    A Stef e o Dani estão mandando beijos tb.
    Tenha uma excelente semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  15. Ô maravilhas!!

    Tem selinhos pra você!!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcelo,
    combinado então. Na próxima visita quero aprender mesmo!
    Excelente semana para você também.
    Abração.

    Ah! Escrevi uma mensagem para você no face...depois dá uma olhada e pergunte para a sua mãe ok?

    Até,
    Lilian

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcelo!!! Esse copo de leite parece q vc cortou no meio certo? De qualquer jeito aqui esta o que e minha criacao http://www.flickr.com/photos/montibelloorigami/5916404199/in/photostream .

    ResponderExcluir
  18. Hi, Marcelo!
    You have a very beautiful family, with beautiful souls inside!
    The flowers are amazing! Love them all! They are so lovely made that if I didn't know you make origami flowers I could think they are real!
    Have a beautiful day!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcelo!
    Que lindas flores no tubo de ensaio; amei!
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!