Para essas reuniões extras, deu-se o nome de oribar. E da maneira como está, vamos acabar criando uma filial da reunião do grupo em um bar desses.....
Bom, nesse último dia 19 Fev 2011, fomos eu, Falk, Marcia e Edi a um barzinho, meio restaurante, que esqueci o nome, mas muito legal e tranquilo, suficiente para o nosso oribar.
Foi muito bom. Aprendemos demais (eu particularmente consegui uma aula particular com o Falk sobre mandalas, Froebel etc. Valeu Falk!) e colocamos muito papo em dia. Bom, vamos às fotos tiradas pelo Falk:
O Edi começou a montar uma kusudama simples e bonita.
Na foto acima, dobramos variações do Froebel (base do catavento) e diversas composições ensinadas pelo amigo Falk.
Dois dos "trabalhos" prontos. Pode-se fazer cartões, quadros e o que imaginar.
A kusudama do Edi pronta.
A estrela ensinada pela Márcia em um encontro e repetida aqui para me ensinar. Obrigado Márcia.
Galera, gostei muito do encontro e do oribar. Espero que possamos repetir muito mais vezes.
Tudo de bom.
OBS: Sobre Froebel, ou melhor, Friedrich Froebel, podemos citar o seguinte trecho do estudo "Origami como quebra-cabeça: estudo dos Poliedros de Platão" de autoria de Evelyn Takamori, Hideo Kumayama, Liane G. Poggetti, Ruth Itacarambi, Regina Ishimoto e Tomie Sato:
"...o educador alemão Friedrich Froebel fundava o movimento dos “kindergarten”. Nesse movimento as crianças praticavam atividades com brinquedos e jogos entitulados como “gifts” e “ocupations”, respectivamente. Entre as ocupações propostas estava o origami. Froebel é então, segundo Kasahara(1998), considerado o introdutor do origami educacional. Nesse movimento, as dobraduras realizadas pelas crianças dividiam-se em três categorias: dobras de vida, dobras da verdade e dobras de beleza ..."
Você pode acessar a todo o estudo citado acima no site da Associação de Leitura do Brasil (ALB), clicando aqui. Ou acessar este link e baixar o documento em PDF.
OBS: Sobre Froebel, ou melhor, Friedrich Froebel, podemos citar o seguinte trecho do estudo "Origami como quebra-cabeça: estudo dos Poliedros de Platão" de autoria de Evelyn Takamori, Hideo Kumayama, Liane G. Poggetti, Ruth Itacarambi, Regina Ishimoto e Tomie Sato:
"...o educador alemão Friedrich Froebel fundava o movimento dos “kindergarten”. Nesse movimento as crianças praticavam atividades com brinquedos e jogos entitulados como “gifts” e “ocupations”, respectivamente. Entre as ocupações propostas estava o origami. Froebel é então, segundo Kasahara(1998), considerado o introdutor do origami educacional. Nesse movimento, as dobraduras realizadas pelas crianças dividiam-se em três categorias: dobras de vida, dobras da verdade e dobras de beleza ..."
Você pode acessar a todo o estudo citado acima no site da Associação de Leitura do Brasil (ALB), clicando aqui. Ou acessar este link e baixar o documento em PDF.
Olá, Marcelo!
ResponderExcluirQue lindo esse post.
É tão bom ver tudo o que o origami pode proporcionar.
Abraços.
Concordo com a Ivani. Eu mesmo me impressiono com o que o origami me traz.
ResponderExcluirMuito legal o post.
Bjs
Foi realmente ótimo nosso oribar! Vamos fazê-lo outras vezes com mais origamigos presentes. Abraços.
ResponderExcluirMarcelo, Muito obrigado pela visita,
ResponderExcluirseguirei andando pela sua casa.
Um abraço