"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oribar - 19 Fev 2011

Está virando rotina (e boa rotina) alguns origamigos irem a um bar, logo após a reunião do grupo Origamigos de Brasília. Mais uma desculpa para colocar o papo em dia, tomar algo gelado e dobrar e dobrar e dobrar....

Para essas reuniões extras, deu-se o nome de oribar. E da maneira como está, vamos acabar criando uma filial da reunião do grupo em um bar desses.....

Bom, nesse último dia 19 Fev 2011, fomos eu, Falk, Marcia e Edi a um barzinho, meio restaurante, que esqueci o nome, mas muito legal e tranquilo, suficiente para o nosso oribar.

Foi muito bom. Aprendemos demais (eu particularmente consegui uma aula particular com o Falk sobre mandalas, Froebel etc. Valeu Falk!) e colocamos muito papo em dia. Bom, vamos às fotos tiradas pelo Falk:

 O Edi começou a montar uma kusudama simples e bonita.

Na foto acima, dobramos variações do Froebel (base do catavento) e diversas composições ensinadas pelo amigo Falk.

Dois dos "trabalhos" prontos. Pode-se fazer cartões, quadros e o que imaginar.

A kusudama do Edi pronta.

A estrela ensinada pela Márcia em um encontro e repetida aqui para me ensinar. Obrigado Márcia.

Galera, gostei muito do encontro e do oribar. Espero que possamos repetir muito mais vezes.

Tudo de bom.

OBS: Sobre Froebel, ou melhor, Friedrich Froebel, podemos citar o seguinte trecho do estudo "Origami como quebra-cabeça: estudo dos Poliedros de Platão" de autoria de Evelyn Takamori, Hideo Kumayama, Liane G. Poggetti, Ruth Itacarambi, Regina Ishimoto e Tomie Sato:

 "...o educador alemão Friedrich Froebel fundava o movimento dos “kindergarten”. Nesse movimento as crianças praticavam atividades com brinquedos e jogos entitulados como “gifts” e “ocupations”, respectivamente. Entre as ocupações propostas estava o origami. Froebel é então, segundo Kasahara(1998), considerado o introdutor do origami educacional. Nesse movimento, as dobraduras realizadas pelas crianças dividiam-se em três categorias: dobras de vida, dobras da verdade e dobras de beleza ..."

Você pode acessar a todo o estudo citado acima no site da Associação de Leitura do Brasil (ALB), clicando aqui. Ou acessar este link e baixar o documento em PDF.

4 comentários:

  1. Olá, Marcelo!

    Que lindo esse post.

    É tão bom ver tudo o que o origami pode proporcionar.

    Abraços.

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  2. Concordo com a Ivani. Eu mesmo me impressiono com o que o origami me traz.
    Muito legal o post.
    Bjs

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  3. Foi realmente ótimo nosso oribar! Vamos fazê-lo outras vezes com mais origamigos presentes. Abraços.

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  4. Marcelo, Muito obrigado pela visita,
    seguirei andando pela sua casa.

    Um abraço

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