"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como colocar marca d'água nas fotos.

Olá pessoal! Vou inaugurar (em blog novo isso é fácil, pois qualquer postagem é coisa nova) um segmento neste blog: postagem com objetivo de ajudar os blogueiros. O de hoje talvez alguns já sabem fazer, ou até tenham uma maneira mais fácil.

Bom, precisei aprender a como colocar uma marca d'água nas minhas fotos a fim de minimizar qualquer efeito danoso com a publicação de fotos no blog.

Primeiro, eu utilizo o programa GIMP, grátis e com muitas funcionalidades. Pode não ter todas as funcionalidades de um photoshop (que não conheço então não posso afirmar), mas tem várias funções muito úteis. Para baixá-lo, basta clicar AQUI, que te leva ao site do programa.

Existem vários tutoriais disponíveis na web. Eu gostei de dois. O primeiro é mais simples de utilizar, mas tem que baixar um script no próprio site do GIMP. Além disso, só consegue-se colocar a marca d'água nos cantos superiores e inferiores, direitos e esquerdos. Não dá para colocar no centro. Bom, vamos lá:

1º Tutorial: Colocando marca-dágua em suas fotos - Blogue Voluntário

O segundo tutorial é um pouco mais trabalhoso, mas pode-se  colocar a marca d'água em qualquer local da foto. Tem um vídeo muito bom que é bem educativo e tranquilo.

2º Tutorial: Marca d'agua em alto-relevo no GIM

 Por fim, quem tiver dúvidas é só colocar uma mensagem que tentarei ajudar (se estiver dentro dos meus parcos conhecimentos).


Tudo de bom a todos e boas dobras.

PS: Esqueci de colocar umas fotos com as marcas d'águas que fiz. Seguem agora:
Esta é a flor falka (criada pelo Falk Brito) com a coletto
 
 Este kusudama foi feito com seis flores falkas

Observar a marca d'água que é o kanji da minha família

2 comentários:

  1. Excelente dica...Eu geralmente coloco textos nas minhas fotos com o picasa3, não se é a mesma coisa que a marca d'água, mas você pode dispor o texto em qualquer lugar da foto e do tamanho que quiser também.

    ResponderExcluir
  2. Bem esse kusudama das falkas tinham, vc devia mostrar o outro lado delas.

    ResponderExcluir

Como nada é por acaso, sua participação é super bem-vinda. Obrigado!